A partir da LDB 9.394/96, a disciplina de Prática de Ensino passou a ser um eixo articulador do currículo nos
cursos de Licenciatura.
BRASIL. Lei n.º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional. Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.
Baseados neste contexto, leia as afirmações e assinale a alternativa correta.
I. As transformações ocorridas em decorrência dos movimentos da década de 1990 modificaram a concepção
sobre a Prática de Ensino na formação docente, que passou a ser vista como o caminho para se conhecer a
realidade escolar.
II. A formação docente não era pautada no aprendizado, pois sendo o professor detentor do conhecimento
pedagógico, não havia mais necessidade de recursos para o aprendizado.
III. A integração entre teoria e prática possibilitou que a formação docente se tornasse muito mais eficiente.
Isso porque, além de conhecer as teorias e métodos pedagógicos necessários à prática docente, o futuro
professor vivenciaria a realidade escolar, o que lhe permitiria interagir dentro desse processo.
IV. A iniciativa das ações educacionais fica a critério dos Estados, Municípios e escolas, pela primeira vez. A lei
educacional deixa a União com o papel de coordenador, abrindo espaço para a autonomia.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.