No que tange à relação entre a teoria e a prática, segundo Carvalho (2022, p. 74) “É importante saber que a
teoria é a maneira como o conhecimento é manifestado, articulando-se a conceitos específicos, podendo ser
exemplificado a partir de ações práticas; enquanto a prática é formada e fundamentada na teoria, organizada
em ações concretas, porém é flexível e moldável".
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá-PR: UniCesumar, 2022. 240 p.
Da mesma maneira Saviani (2007, p. 108) entende a relação entre teoria e prática como “a prática é a razão
de ser da teoria, o que significa que a teoria só se constituiu e se desenvolveu em função da prática que
opera".
Fonte: SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130,
p. 99-134, jan. 2007.
A indissociabilidade entre a teoria e prática exige analisar a formação docente a partir de outras perspectivas,
ultrapassando os modelos existentes e propondo uma nova forma de experienciar a ação discente e docente
durante o percurso formativo. Diante disso e dos excertos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta
entre elas.
I. A separação da teoria e da prática compromete o processo de formação e, consequentemente, a prática
docente.
PORQUE
II. A construção da identidade docente surge da teoria, e a prática não precisa ser submetida a essa teoria
para que tenha validade.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.