Um estagiário ao chegar na escola para iniciar o seu estágio, foi até a coordenação e solicitou o
encaminhamento à sala de aula. Lá ele começou a auxiliar os alunos da sala, sem solicitar à professora.
Durante a aula ele realizou a etapa da participação, auxiliando com as orientações aos alunos em alguns
momentos. No segundo dia de estágio levou para a professora o seu plano de aula para aplicar no seu
momento de regência, e disse que faria a observação em outro momento, alegando a necessidade imediata
de fazer o estágio.
Levando em consideração esse caso, assinale a alternativa correta.
O estagiário está correto, pois o mais importante nesse momento é a regência, já que os outros momentos são
secundários.
O estagiário disse que à professora regente que a aplicação do plano de aula pode ser realizado de maneira
instrumental e imediata.
O estagiário está equivocado, pois no estágio é necessário seguir uma organização, e a observação é a primeira
etapa do estágio, pois é o momento de refletir sobre a prática.
O estagiário está correto, pois a regência deve ser realizada antes da observação, pois é o momento de
estabelecer relações entre os acontecimentos e identificar suas razões.
O estagiário está equivocado, pois o momento da participação dependerá da vontade do professor regente e da
equipe gestora, podendo ser realizada por meio das vivências cotidianas de sala de aula.