A utilização das Metodologias Ativas tem sido contemplada como uma abordagem que norteia a educação e
possibilita aos alunos desenvolverem conhecimentos e habilidades, por meio de estímulos que favoreçam o
aprendizado mediante descobertas, moldada pela interação, participação, intervenção e bidirecionalidade, ou
seja, professor-alunos, aluno-professor.
Fonte: PUCINELLI, R. H.; KASSAB, Y,; RAMOS, C. Metodologias ativas no ensino superior: uma análise
bibliométrica. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 12495-12509, 2021.
Sobre as metodologias ativas, a relação professor-aluno e intervenções, é correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
A relação professor-aluno deve ser mantida na metodologia ativa, colocando o professor no centro da
aprendizagem, e as intervenções devem ser realizadas constantemente para manter o foco.
O aluno é inserido no centro da aprendizagem e sua relação com professor é bidirecional, a intervenção deve
ser realizada a fim de estimular o aluno durante o processo de ensino na metodologia ativa.
A metodologia ativa é baseada na construção de uma relação unidirecional aluno-professor, sendo o professor responsável pela intervenção somente no momento da avaliação.
Nas metodologias ativas não há intervenção do professor, devendo o aluno deve ser o agente ativo de seu
próprio aprendizado.
A relação de aluno-professor deve ser unidirecional, sendo que os professores devem aprender com os alunos a utilizar as tecnologias e realizar a intervenção pontualmente ao final do processo de aprendizagem.