MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - 51/2023
Posicionar a marca, produto e/ou serviço no mercado significa ocupar um lugar na mente dos consumidores e, com isso, tornar-se a opção de escolha no momento de compra. Segundo Vieira e Shimohigashi (2016, p.199), “Algumas das estratégias de posicionamento podem ser adotadas pelas organizações, mas só acontecerá após a definição e consolidação da segmentação de mercado, [...]. Com a seleção dos segmentos, é possível a implementação das ações de marketing, devendo adotar estratégias de posicionamento adequada ao segmento.” MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - 51/2023
E, para que haja sucesso na escolha e definição do posicionamento de mercado, as empresas devem compreender a forma como querem ser vistas e lembradas pelos seus públicos e assim, escolher o tipo de posicionamento a ser utilizado.
Um exemplo de reposicionamento de marca foi o realizado pela Victoria’s Secret, marca mundialmente famosa de lingerie e produtos de beleza. Por muitos anos, a marca usou suas “Angels”, modelos que integravam o casting da marca, incluindo algumas brasileiras, e que traçava um perfil, gerando um estereótipo de beleza.
Porém a sociedade mudou, os conceitos e ideias se alteraram, e o mercado seguiu essa nova demanda, e a marca passou a sofrer consequências de seu posicionamento. As vendas começaram a cair, lojas fecharam e a fórmula de comunicação da empresa passou a ser considerada ultrapassada pelo público e mercado. A marca mudou seu posicionamento e conceito, lançando uma nova ação de mercado, a VS Collective, sendo esse um novo projeto de mercado e marketing que busca representar a marca com pessoas que possuam representatividade do mercado.
Além de se adequar às mudanças da sociedade, a marca busca corrigir erros de posicionamentos que realizou e que refletiram em sua imagem de mercado.
Você encontra mais informações sobre essa mudança de segmento no link: Fonte: https://www.fashionismo.com.br/2021/0....
Acredito que você conseguiu entender o quanto é importante posicionar-se da maneira correta no mercado e, principalmente, entender o que o mercado e público estão pedindo e esperando da marca. Com a nossa atividade MAPA, vamos descobrir, estudar e analisar o posicionamento de mercado das organizações. Vamos começar!
Para realizar a atividade MAPA você deve:
1 – Pesquisar e escolher uma marca, um produto ou serviço real e que tenha realizado um reposicionamento de mercado, para realizar uma análise das informações que serão solicitadas. É obrigatório citar a fonte de pesquisa. Em seguida, apresente o produto ou serviço, preenchendo a tabela a seguir:
Produto (características, funções, necessidade e desejo que atende do público)
Mercado de Atuação (definir em qual segmento a empresa atua, justificando)
Público Alvo da Empresa (idade, gênero, perfil e hábito de consumo).
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2 – Agora é hora de discutir sobre o reposicionamento da empresa que você escolheu no item 1. E para isso, preencha a tabela a seguir. Utilize as informações do material da disciplina e as discussões das aulas conceituais e ao vivo como base.
POSICIONAMENTO ANTIGO
Realize uma pesquisa e apresente qual era o posicionamento antigo da empresa. Use o material da disciplina como apoio para explicar o posicionamento apresentado (qual era o posicionamento, justificando com base na teoria).
REPOSICIONAMENTO
Apresente o novo posicionamento da empresa, determinando seu tipo e como vem sendo apresentado pela empresa.
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3 – Para finalizar, é preciso analisar todas as informações coletadas. Assim, elabore um texto, analisando o reposicionamento realizado pela empresa (quais mudanças realizaram, como o público e mercado reagiram, a escolha foi a correta?). Elabore um texto entre 7 e 15 linhas.
ATIVIDADE 1 - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2023
51/2023 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - ATIVIDADE 1