A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Em nosso livro didático
Educação Física Incluisva, pudemos conhecer diversas práticas corporais para os difentes tipos de deficiência (visual, motora e intelectual). Além disso, aprofundamo-nos nas modalidades esportivas presentes nos Jogos Paralímpicos e em suas respectivas adaptações para porporcionar acessilidade e participação aos seus atletas. Por meio de nosso material didático, também foi possível conhecer algumas técnicas de instrução que devem ser aplicadas para que os alunos com deficiência possam compreender e realizar as diversas práticas corporais, sendo elas:
Dança, Esporte, Luta, Ginástica, Jogos e brincadeiras e Práticas Corporais de Aventura. O uso de algumas abordagens para a melhor compreensão da tarefa a ser realizada pelo aluno com deficiência poderá garantir maior autonomia. Em determinadas situações, é viável combinar mais de uma técnica de instrução ou utilizá-la de forma individual (LIEBERMAN, 2002), sendo elas:
- Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento.
- Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.
- Orientação verbal: explicar, de forma clara e objetiva, verbalmente, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.
- Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.
Fonte: LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2022.
Pautado nessas informações, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi contratado para trabalhar em um clube que oferta todas as práticas corporais que tematizam a Educação Física, todavia, apenas para pessoas SEM deficiência. Cerca de um mês após sua contratação, o diretor do clube solicitou que você desenvolvesse um projeto voltado à prática de uma atividade física para pessoas COM deficiência, para atrair novos associados e tornar o ambiente mais inclusivo e acessível. O diretor lhe deu autonomia para escolher qual atividade desenvolver entre as diversificadas práticas corporais compreendidas por
Dança, Esporte, Luta, Ginástica, Jogos e brincadeiras e Práticas Corporais de Aventura e, também, lhe deu autonomia para escolher para qual tipo de deficiência você daria início a este projeto
(deficiência motora, deficiência visual ou deficiência intelectual).
Dessa forma, para realizar o MAPA, você deverá escolher UMA prática coporal (Dança ou Esporte ou Luta ou Ginástica ou Jogos e brincadeiras ou Práticas Corporais de Aventura) e, também, deverá escolher qual tipo de deficiência trabalhará em seu projeto (deficiência intelectual ou deficiência física ou deficiência visual) e apresentar uma atividade adaptada a essa deficiência ao diretor.
Para executar a atividade, convide DOIS ou mais colegas (a partir de 18 anos de idade, menores não são permitidos) para participar, sendo que esses dois colegas deverão simular ter a deficiência por você escolhida. Caso conheça e queira realizar a atividade com uma pessoa com deficiência física, visual ou motora, é possível, desde que seja um adulto. Ao aplicar a atividade escolhida, você deve utilizar DUAS das quatro técnicas de instrução: orientação verbal, demonstração, assistência física ou brailling.
No início do vídeo, o acadêmico precisa se apresentar (nome completo e RA), receber o grupo de participantes, explicar a atividade detalhadamente (passo a passo) e aplicar (conduzir/orientar o desenvolvimento da atividade durante a execução). O vídeo deve ter entre dois e três minutos. O MAPA é individual e será corrigido considerando os critérios descritos anteriormente. As instruções sobre como gravar e enviar vídeos constam na Sala do Café.
Em resumo, você deve:
1. Escolher uma prática corporal entre: Dança, Esporte, Luta, Ginástica, Jogos e brincadeiras e Práticas Corporais de Aventura.
2. Escolher uma das deficiências para a qual proporá a atividade adaptada (deficiência intelectual, deficiência física ou deficiência visual).
3. Buscar DOIS ou mais adultos (menores de 18 anos não são permitidos) para auxiliá-lo na atividade. DOIS deles representarão os alunos/atletas deficientes. Caso conheça alguma pessoa com deficiência que queira participar, é permitido.
4. Gravar um vídeo de dois a três minutos para EXPLICAR e APLICAR a atividade com os alunos/atletas deficientes.
5. Utilizar, na explicação e aplicação da atividade, DUAS das QUATRO técnicas de instrução (orientação verbal, demonstração, assistência física ou brailling).
6. Como o tempo do vídeo é curto, não há necessidade de realizar a atividade por muito tempo. Apenas exemplifique como a atividade funcionará.
Checklist do MAPA:
1. Ao iniciar a gravação do vídeo, apresente seu nome e RA.
2. Este MAPA deverá ser entregue como LINK para vídeo no YouTube.
3. Lembre-se de cadastrar seu vídeo como NÃO LISTADO.
4. A Sala do Café da disciplina conta com links de tutoriais sobre gravação, edição e publicação de vídeos, caso necessite.
5. Antes de postar a atividade, confira se o link do YouTube do seu vídeo está funcionando corretamente e está cadastrado como NÃO LISTADO. Atente-se, pois vídeos privados impossibilitam a correção.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE (LEIA TUDO COM BASTANTE ATENÇÃO E CALMA):
Assista ao vídeo explicativo da atividade disponível no fórum das aulas ao vivo.
Todas as atividades são avaliadas conforme o que é solicitado e as instruções fornecidas. Assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.
A atividade deverá ser realizada individualmente.
Mantenha o vídeo em seu canal até que seja realizada a correção da atividade.
Utilize o livro (PDF), as aulas conceituais e as aulas ao vivo como principais fontes de apoio.
A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos postados erroneamente ou por atividades não finalizadas.
Os prazos das atividades NÃO SERÃO ALTERADOS, desta maneira, EVITE deixar a realização para a última hora.