Como futuro professor de Educação Física e treinador esportivo, conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados às modalidades esportivas é essencial para que você possa acumular experiências autênticas, possibilitando, então, que esses conhecimentos sejam posteriormente transferidos aos alunos durante as aulas de Educação Física e sessões de treinamento. Essas vivências permitem que o processo de ensino-aprendizagem e treinamento ocorra de maneira satisfatória. Freire (2003) apresenta quatro princípios pedagógicos norteadores para o ensino do futebol e futsal, sendo eles: ensinar futebol a todos; ensinar futebol bem a todos; ensinar mais que futebol a todos; e ensinar a gostar do esporte.
Fonte: FREIRE, J. B. Pedagogia do Futebol. Campinas: Autores Associados, 2003.
Com base no texto, para a proposta da Atividade MAPA, você deverá planejar (descrever em texto e imagem) DUAS atividades para uma AULA/um TREINO da modalidade FUTSAL, sendo uma que contemple o princípio pedagógico “ensinar mais que futebol todos” e outra que contemple “ensinar a gostar do esporte”.
Passo a passo:
1. Baixe o arquivo MODELO MAPA, disponível no Material da Disciplina para responder a sua atividade.
2. Acesse o livro da disciplina para entender esses dois princípios para poder elaborar as atividades.
3. Elabore uma atividade para cada princípio solicitado (“ensinar mais que futebol todos” e “ensinar a gostar do esporte”).
4. As atividades deverão conter:
a) Faixa etária.
b) Local (onde a atividade será realizada).
c) Objetivo.
d) Material.
e) Organização do espaço e da turma.
f) Desenvolvimento.
g) Variações (outras formas de realizar a atividade).
h) Imagem (elaborada por você ou disponível na interntet).
Orientações:
- Siga o formato de apresentação das atividades conforme o Modelo MAPA.
- Acesse as páginas 98 e 99 da Unidade 3 do livro da disciplina para verificar exemplos.
- Poste sua atividade em formato Word (doc. ou docx.) ou PDF. Outros formatos não serão aceitos.
- Cópias parciais ou totais serão zeradas.