Administração orçamentária é um processo fundamental para a gestão financeira de organizações, sejam elas empresas, governos ou instituições sem fins lucrativos. Essa prática envolve a elaboração, o acompanhamento e o controle do orçamento de uma entidade.
O objetivo principal da administração orçamentária é garantir que os recursos financeiros disponíveis sejam utilizados de forma eficiente e eficaz, maximizando os resultados e minimizando os riscos e incertezas.
Dessa forma, a administração orçamentária é uma ferramenta importante para a tomada de decisões estratégicas e operacionais.
Fonte: CASTRO, S. C. de.; SANTOS, R. P. Administração Orçamentária. Maringá: UniCesumar, 2022.
A sua tarefa nessa atividade será:
a) Apresentar a definição de orçamento na administração empresarial.
b) Descrever sobre as possibilidades de atividades intrínsecas e comuns, tanto ao Planejamento estratégico quanto à Administração orçamentária, e sobre a relação entre essas duas áreas. Faça isso através de um texto, e considerando o que foi visto no Estudo de caso da disciplina.