Olá, estudantes. A seguir passaremos por uma pequena explanação acerca da Gestão da Informação (GI), por meio de um artigo publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) no site do Jornal Estadão, intitulado ChatGPT na saúde: quais são os impactos da tecnologia no setor? e, posteriormente, um momento prático de nossos estudos:
ChatGPT na saúde
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realizou um simpósio dedicado ao ChatGPT na área de Saúde na noite desta segunda-feira (20). Logo no início do evento, Luciano Ramalho, consultor da Thoughtworks Brasil, demonstrou um experimento com as principais potencialidades e limitações da inteligência artificial (IA). Ao chatbot, Ramalho perguntou “Quem foi Dr. Arnaldo, homenageado pela avenida em São Paulo?”. A ferramenta elaborou um texto com três parágrafos, ressaltando a importância do médico para o desenvolvimento da saúde pública no Brasil, mas cometeu um erro com relação à data de falecimento do profissional.
“Você não pode usar a ferramenta sem saber qual é a finalidade dela e quais parâmetros ela utiliza para escrever um texto”, alertou Carlos Gilberto Carlotti Júnior, reitor da Universidade de São Paulo (USP). Porém, ele considera que, se a lógica for compreendida, a tecnologia pode colaborar com a Medicina em diversas áreas, como diagnóstico e realização de consultas.
O ChatGPT tem grande potencial na Saúde, pois estabelece um nível de conversa mais avançado. A tecnologia pode aumentar a capacidade de telemonitoramento, como a gestão de pessoas em domicílio, além de realizar orientações básicas sobre medicamentos e efeitos colaterais. No entanto, a ferramenta precisa ser alimentada com bases mais específicas e sólidas e monitorada constantemente por profissionais de Saúde.
Fonte: https://summitsaude.estadao.com.br/tecnologia/chatgpt-na-saude-quais-sao-os-impactos-da-tecnologia-no-setor/. Acesso em: 21 jun. 2023.
Como estudamos em nossa disciplina, para que o conhecimento seja gerado é imprescindível um certo percurso, o qual envolve os dados (sistema de entrada), o processamento destes dados e, na sequência, a informação, que devidamente tratada e apropriada torna-se o conhecimento, tão primordial para os dias de hoje. Contudo, ferramentas totalmente manipuladas pela Inteligência Artificial podem ser positivas até certo ponto, pois esta requer que o receptor, ou seja, aquele que buscou pela informação, saiba fazer a devida conferência do resultado obtido. Assim, não basta ter os dados ou as informações, é imprescindível saber analisar, interpretar e fazer o seu uso com consciência crítica.
Por isso, a partir das leituras até aqui realizadas, inicie seu MAPA pela realização das seguintes etapas:
Etapa 1 - Nesse primeiro momento, convido vocês a assistirem o vídeo “ChatGPT na área da saúde”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=R5Msw3kQ8lk. A seguir, descreva quais podem ser os pontos positivos e negativos da utilização de uma ferramenta tão avançada no aspecto da tecnologia, em especial a inteligência artificial.
Etapa 2 - Aqui gostaria de convidá-los a conhecerem o site desta famosa ferramenta, para isso acessem: https://openai.com/blog/chatgpt e, caso tenham como, façam o cadastro e testes da ferramenta. É gratuito e simples de utilizar, basta ter uma conta gmail ou outlook. Se conseguir, faça perguntas aleatórias e veja as possíveis respostas da ferramenta. Depois de visitar o site e fazer sua experiência, descreva brevemente como a empresa OpenAI descreve a ferramenta e como ela pode ser utilizada pelas pessoas.
Etapa 3 - Após ver o vídeo e conhecer a ferramenta, com suas palavras descreva a importância da Gestão da Informação, explicando o que são os dados e como estes podem ser tratados até que se tornem o conhecimento.