Alunos, sejam bem vindos à nossa Atividade 01!
No dia 13 de julho deste ano, ou seja, o ano de 2023, nosso Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa exatos 33 anos. Sabemos o quão importante esta lei é para a sociedade em geral, pois desde 1990 temos as crianças e adolescentes em nosso país vistos a partir da perspectiva da proteção integral e como sujeitos de direitos. Que grande avanço tivemos!
Mas ainda nos dias atuais vemos estes atores sociais passando por diversas violações de direitos, o que remete diretamente à nossa profissão. Nesta disciplina temos aprendido sobre as mudanças pelas quais o Serviço Social passou desde a primeira escola em 1936 até os dias atuais no que diz respeito à pensar sobre direitos.
Elaborado pelo professor, 2023.
Sendo assim, vamos assistir ao vídeo abaixo e pensarmos ainda mais sobre isso, dá o play!
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=X3wU-uAUmR8
Título do vídeo: Que abuso é esse?
E aí pessoal, assistiram? Quando vemos o vídeo, percebemos que um dos profissionais menciona logo no início a atuação do assistente social em relação à um direito da criança e do adolescente, não é mesmo? Sendo assim, vamos às nossas questões norteadoras:
1. De acordo com o artigo 227 da Constituição Federal de 1988, quem são os principais atores responsáveis pela efetivação dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil?
2. No início do vídeo um dos profissionais comenta que encaminhou a criança para uma rede composta por profissionais, entre eles está o Assistente Social. Escreva sobre o conceito do termo “rede” para essa área de atuação. Utilize o texto intitulado: Redes de proteção aos direitos de crianças e adolescentes: a intersetorialidade na interface entre proteção integral e política de assistência social, disponível em seu material extra.
Atenção estudante, sua resposta deve ser registrada na caixa de texto abaixo do comando da atividade.
Sua resposta deve conter no mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas.
Atentem-se para as normas ABNT.