MAPA - BEDU - ATV INTEGRADORA COMUM 4 - 54/2023
O ensino-aprendizado dos esportes não se resume isoladamente a transmissão de técnicas, de gestos motores ou de combinações táticas. O ato de ensinar esportes significa desenvolver e potencializar as capacidades, as habilidades e as competências dos alunos. Sendo assim, temos que no ensino dos esportes é necessário se desenvolver os processos de aprendizagem tática, isto é, “saber o que fazer”, e de aprendizagem motora, ou seja, “saber fazer”.
GRECO, P. J.; CONTI, G.; MORALES, J. C. P. (Org). Manual das práticas dos esportes no Programa Segundo Tempo. Maringá: Eduem, 2013.
Prezado(a) estudante, quais os seus conhecimentos e vivências com as diferentes modalidades esportivas? Você elencar os principais pontos a serem trabalhados no ensino de um esporte? Sabe dizer quais atividades poderiam ser propostas para esse ensino?
Nesse momento, suponha que você foi convidado(a) a estagiar em um clube, onde há uma escolinha de Futsal que prioriza o ensino pela aprendizagem tática e motora. Para testar seus conhecimentos, o coordenador solicitou a você a montagem de uma aula para crianças com idade entre 10 e 11 anos.
Algumas considerações foram feitas pelo coordenador para a elaboração dessa aula:
1. A aula deverá ser estruturada utilizando o modelo que se segue. *Este modelo está disponível no Material da disciplina.
Plano de aula |
Público: |
Data: | Local: |
Duração da aula: |
Conteúdo: |
Objetivo geral: |
Metodologia: |
Recursos didáticos: |
AQUECIMENTO PARTE PRINCIPAL VOLTA À CALMA |
Referências: |
2. O tema da aula será o fundamento Condução e ela deverá ter a duração de 90 minutos.
3. Defina (escreva) o objetivo geral e descreva a metodologia (estratégias) de ensino adotada.
4. O aquecimento deverá ser um Jogo de desenvolvimento da inteligência e criatividade tática; a parte principal deverá ser composta por 4 atividades, sendo 1 para capacidades coordenativas, 1 para habilidades técnicas, 1 para capacidades táticas básicas e 1 para estruturas funcionais; para a volta a calma, sugira uma sequência de alongamentos.
5. Atenção, todas as atividades que compõem o aquecimento, parte principal e volta a calma, deverão apresentar o parâmetro que será trabalhado (JIC, capacidade coordenativa, habilidade técnica, capacidades táticas básicas e estruturas funcionais), o nome da atividade (jogo) e descrever as atividades. Não será aceito somente o nome da atividade.
Orientações para a realização da atividade
- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – ATIVIDADE INTEGRADORA IV, que se encontra no Material da Disciplina;
- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).
Orientações gerais
- Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – ATIVIDADE INTEGRADORA IV.
- Utilize os materiais disponibilizados no ambiente da disciplina como principal fonte de apoio.
- Cópias parcial ou total serão zeradas.
- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.