MAPA - BEDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS - 54/2023
Segundo o teórico L. S. Vygotsky (1896-1934) é pela brincadeira que a criança se vincula com o mundo que a cerca. Com isso, as brincadeiras são atividades que ajudam a recriar a realidade da criança com objetos simbólicos. Brincando, a criança representa papéis do mundo adulto que desempenhará no futuro, desenvolve capacidades físicas, verbais e intelectuais, tornando-se capaz de se comunicar.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. B. de; SOUZA, V. de F. M. de. Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Maringá: UniCesumar, 2018.
Nesse sentido, compreendendo a importância de estudarmos a ação de brincar na infância, como um dos conhecimentos essenciais para a formação dos profissionais da área da Educação Física você precisará assistir atentamente ao Filme “CRIANÇAS INVISÍVEIS” (França e Itália, 2005), disponível no link: https://youtu.be/T51eWnlV9DU?si=Kdy19d4gYjy06Ehl.
Crianças invisíveis é um filme produzido em 2005 sem fins lucrativos, composto de sete curtas-metragens (episódios) realizados em países distintos com direções de vários cineastas. Retrata o cenário infanto-juvenil de várias culturas, no âmbito de um tema que necessita de maior debate, que é a violência na infância, suas várias modalidades e consequências. Além de retratar também contextos distintos de brincadeiras ou a falta dessas atividades tão importantes nesse período.
No decorrer da tarefa de assistir ao filme completo, anote todos os pontos que te chamam a atenção sobre as imbricações que se estabelecem entre a infância das distintas crianças nos diferentes episódios, o contexto cultural em que vivem, o problema (violência) que vivenciam e as brincadeiras que experimentam nesses contextos.
Após assistir ao filme, com posse de suas anotações e dialogando com as discussões levantadas em nossa disciplina, ESCOLHA UM DOS EPISÓDIOS DO FILME. A partir dessa escolha, construa um texto de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas. Nesse texto, você deve interligar os temas relacionados aos aspectos da infância, principalmente do brincar como ação social neste período, com as situações vividas pelos personagens do episódio, considerando o contexto e o problema (violência) enfrentado pela(s) criança(s).
ATENÇÃO: orientações para a realização da atividade:
- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o Professor Mediador antes de entregar sua atividade.
- Assista ao Filme “CRIANÇAS INVISÍVEIS” (França e Itália, 2005), o qual se encontra disponível no link: https://youtu.be/T51eWnlV9DU?si=Kdy19d4gYjy06Ehl, anotando todos os pontos que te chamam a atenção sobre a relação que se estabelece entre a infância e o brincar, vivenciados por distintas crianças de várias culturas com problemas graves em suas vidas.
- Leia suas anotações sobre o filme, ESCOLHA UMA DAS HISTÓRIAS QUE O FILME TRAZ e construa um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão, respeitando o limite de 15 a 20 linhas. No texto, após pontuar o episódio selecionado, você deverá escrever sobre a trama, contextualizando a cultura que a criança como personagem principal vivencia; enfatizar o problema (violência) que a acomete; descrever as brincadeiras que a criança realiza durante o curta e relacioná-las ao contexto de infância e à importância da ação de brincar nesse período.
- Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO DE MAPA (preencha no computador os campos em destaque) que está disponibilizado no MATERIAL DA DISCIPLINA.
- A atividade deverá ser realizada individualmente.
- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.
- Utilize o livro (PDF) e as aulas conceituais da disciplina como principais fontes de apoio.
- Cópias parciais ou total serão zeradas.
Boa atividade!