MAPA - BEDU - FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO - 54/2023
A fisiologia do exercício é uma área do conhecimento que investiga como o organismo, ou seja, como os sistemas funcionam quando indivíduos se exercitam. Nesse contexto, para esta Atividade MAPA, você deverá responder questões relacionadas à bioenergética, ao sistema cardiovascular e ao sistema muscular. Leia com atenção as orientações e informações a respeito de cada tema.
Orientações gerais:
- Baixe o arquivo MODELO MAPA disponível na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Utilize o livro da disciplina para elaborar suas respostas.
- Muitas perguntas são interpretativas, assim, busque entender o conteúdo para elaborar sua resposta.
BIOENERGÉTICA
A Bioenergética é uma área de estudos da fisiologia que descreve as vias energéticas envolvidas no processo de produção de energia metabólica conhecida como Adenosina Tri-Fosfato (ATP). Essa produção de energia ocorre por meio de substratos energéticos que têm por objetivo renovar os estoques de ATP do corpo humano.
Fonte: ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Maringá: UniCesumar,
Considerando essa área de estudo, podemos exemplificar na prática com o caso do famoso atleta Jamaicano Usain Bolt, conhecido por seu excelente rendimento em provas, principalmente aquelas relacionadas à curta duração e alta intensidade, como a prova dos 100 metros e 200 metros rasos. Bolt é o único atleta na história a tornar-se tricampeão em duas modalidades de pista em Jogos Olímpicos de forma consecutiva (100 metros rasos e 200 metros rasos); e bicampeão também de forma consecutiva na modalidade revezamento 4 x 100 metros. É também o único atleta a conquistar oito medalhas de ouro em provas de velocidade, sendo dez vezes campeão mundial. Medalhista e um fenômeno no esporte, Bolt já realizou uma prova de 100 metros rasos batendo o record de 9,58 segundos, em 2009.
A partir dessas informações, responda às questões a seguir.
A) Qual sistema de produção de energia foi utilizado predominantemente na prova de 100 metros, na qual Bolt bateu o record em 2009?
B) Explique, de forma resumida, como acontece o fornecimento de energia por meio deste sistema (considere sua resposta da questão "A").
C) Qual é a característica comum entre os esportes ou provas que utilizam o mesmo sistema de produção de energia da prova de 100 metros rasos?
D) Hipoteticamente, caso Bolt realizasse uma maratona de 42km, qual seria o sistema de fornecimento de energia predominante para a realização dessa corrida?
SISTEMA CARDIOVASCULAR
O funcionamento de forma correta e eficiente do coração e dos pulmões contribui para que o oxigênio do meio externo seja levado a todos os órgãos e tecidos corporais, a fim de possibilitar que eles produzam energia aeróbica. Ainda, estes mesmos órgãos eliminam o gás carbônico produzido pelas células, contribuindo para a manutenção da homeostase corporal.
Fonte: ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o funcionamento do sistema cardiovascular e a influência do exercício físico, responda:
A) O que é Débito Cardíaco (DC)?
B) Por que o DC aumenta durante o exercício?
C) As alterações cardiovasculares durante o exercício dependem, dentre alguns fatores, do tipo de exercício que é realizado. Dessa forma, explique quais são as alterações que acontecem em um exercício incremental, em um exercício intermitente e em um exercício prolongado.
SISTEMA MUSCULAR
O corpo humano é composto basicamente por dois tipos de fibras musculares: as de contração lenta e as de contração rápida. Contudo, as fibras de contração rápida podem ainda se subdividir em dois tipos, em que abrangem as fibras de contração rápida e as fibras de contração intermediária. Os músculos são compostos basicamente por estes dois tipos de fibras, mas dependendo do treinamento e da disposição genética, pode-se predominar um ou outro tipo.
Fonte: ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Maringá: UniCesumar, 2019.
A) Considerando essa temática, complete o quadro a seguir, inserindo as características das fibras musculares:
B) Atletas maratonistas possuem cerca de 70-80% de fibras musculares lentas (tipo I). Considerando as características das fibras tipo I, relacionadas ao número de mitocôndrias, resistência à fadiga e ao sistema energético predominantes, explique o porquê maratonistas possuem esse alto percentual de fibras lentas.