MAPA - BEDU - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 54/2023
A linguagem da cultura Hip Hop, do Elemento Breakdance, tem uma história de longo tempo. Começou sua primeira manifestação no Bairro do Bronx, da cidade de Nova Iorque, e passando para o outro bairro o Bronklyn. Seu primeiro criador nasceu na Jamaica Dg Cool Herk e levou seus conhecimentos para os Estados Unidos, em que se expandiu. A cultura Hip Hop composta de vários sons diferentes que podemos dizer que são variantes linguísticas leva consigo uma diversidade de palavras desconhecidas por muita gente.
Fonte: CARVALHO, E. A linguagem do Hip Hop (ELEMENTO BREAKDANCE). Revista Gestão e Conhecimento, v. 12, n. 2, 2018.
Ao reconhecer os diferentes estilos de dança, compreende-se que a diversidade cultural possibilitou o surgimento de diferentes manifestações. O Breakdance se transformou em um esporte olímpico para a edição de Paris em 2024. De acordo com o diretor do Conselho Nacional de Dança Desportiva, Jose Bispo de Assis “Bispo SB”, em exclusiva ao jornal LANCE!:
“O breaking é um dos elementos que compõe a Cultura Hip-Hop. Sendo assim carrega toda ideologia que permeia esta manifestação. Assim como o skate e o surfe definimos isso como nosso “Life Style”. Temos nossa música, nossa arte e nossa dança. Temos nosso estilo de roupas e nossos locais de encontro, confraternização e organização. Crews são como definimos nossos coletivos. Já temos eventos de alcance internacional e os nacionais”.
Neste sentido, na atividade MAPA será necessário pautar-se na prática de realização de alguns movimentos do breakdance, sendo eles:
1. SMURF.
2. REEBOK.
3. BART SIMPSON.
4. CABBAGE.
5. ATL STOMP.
Todos os movimentos serão explicados nas aulas ao vivo e também no vídeo de explicação da atividade.
Na atividade, estamos solicitando a gravação de um vídeo de no máximo 5 minutos em que:
PARTE 1: Processo pedagógico de dois movimentos do break dance
Você deverá escolher 1 dentre as 5 opções: SMURF, REEBOK, BART SIMPSON, CABBAGE ou ATL STOMP.
Para apresentar esse item deve-se elaborar uma sequência de exercícios (dois ou três) que serão realizados de forma pedagógica, ou seja, como você ensinaria esse passo aos seus alunos, usando para isso movimentos estruturantes dos movimentos.
Sabemos que ensinar um passo exige planejamento e estratégias pedagógicas, com apenas dois ou três exercícios não significa que é possível ensinar breakdance, nosso objetivo é que você elabore parte deste processo.
Sabe-se que o processo de ensinar envolve o uso de diferentes ferramentas metodológicas, então, se achar necessário, poderá usar materiais de apoio para sua explicação, como papel, fitas (marcação no chão), vídeos, imagens, entre outros.
O objetivo e proporcionar a aprendizagem do passo de forma clara e pedagógica. É importante que ao apresentar os exercícios os mesmos sejam realizados, ou seja, além de explicar a sequência você deverá executá-la.
PARTE 2: Elaboração e execução de uma mini coreografia
Após ensinar e concluir o processo pedagógico de um movimento do breakdance, você precisará apresentar uma execução simples dos 5 passos (SMURF, REEBOK, BART SIMPSON, CABBAGE e ATL STOMP) juntamente com alguns elementos básicos que compõem a estrutura de uma elaboração coreográfica.
Para apresentar a sequência de elementos (mini coreografia) você deverá utilizar uma das músicas selecionadas a seguir:
Opção 1. https://www.youtube.com/watch?v=DNbj7...
Opção 2. https://www.youtube.com/watch?v=b0Ow9...
Opção 3. https://www.youtube.com/watch?v=41Yeq...
A sequência de passos deve ser composta com a seguinte estrutura:
1. Pose inicial.
2. Execução dos 5 passos (independente da ordem).
3. Execução de 1 passo em diferentes planos (alto, médio e baixo).
4. Execução de 1 passos em diferentes direções (frente, atrás, lados, diagonais).
5 Execução de dois elementos criativo livre (salto, giro, passo coreográfico, entre outros).
6. Pose final.
Essa mini coreografia é breve, deve ter no máximo 1 minuto e 30 segundos e tem o objetivo a demonstração dos movimentos do breakdance e elementos mais básicos de uma montagem coreográfica.
LEIA COM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR:
- Assista ao vídeo de explicação da atividade disponível no fórum das aulas ao vivo. É essencial que você assista ao vídeo COMPLETO.
- Siga as orientações contidas no Manual das disciplinas práticas, que se encontra no “Material da disciplina”, sobre a forma como você deve estar vestido para a prática.
- O vídeo deverá ter no máximo 5 minutos.
- A vestimenta deve estar de acordo com o Manual de disciplinas Práticas que está disponível no Material da Disciplina.
- Esta é uma atividade individual e utilização de outras pessoas está proibida.
- Grave seu vídeo na horizontal (celular, câmera ou computador deitado). - Inicie seu vídeo falando seu nome completo e RA (registro acadêmico).
- Este MAPA deverá ser entregue como LINK para vídeo no YouTube. - Lembre-se de cadastrar seu vídeo como NÃO LISTADO.