MAPA - EDUESP - ESTUDOS E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 54/2023
Para criar um planejamento de aula eficaz e inclusivo, é fundamental que os educadores estejam cientes das diretrizes estabelecidas pela legislação, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e da importância de trabalhar em colaboração com profissionais especializados, como pedagogos, psicopedagogos e terapeutas, a fim de garantir que as necessidades individuais dos alunos sejam atendidas de maneira adequada.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Diário Oficial da União, 2015.Olá estudante!
A nossa atividade MAPA visa a imersão do estudante em situações vinculadas a sua área de formação, contribuindo para a construção da identidade profissional dos futuros professores que atuarão na Educação Especial. Nessa perspectiva, o universo da aprendizagem significativa da matemática, especialmente quando aplicadas nas salas de recursos com estudantes que possuem necessidades especiais de aprendizagem, torna-se importantíssimo o planejamento e a utilização de boas práticas.
Para construir a atividade MAPA imagine que você está sendo contratado para atuar em uma escola e para efetivar sua contratação a coordenadora pedagógica solicita que você apresente um planejamento de aula, onde você enquanto futuro professor apresentará uma proposta que promova a aprendizagem aos estudantes com necessidades especiais utilizando um objeto de aprendizagem que pode ser um recurso tecnológico, recurso concreto ou jogos didáticos.
Para isso, a apresentação do seu plano de aula deverá ser montada em Power Point (PPT) e deverá conter os tópicos abaixo:
1) Capa da apresentação com o título da aula.
2) Recurso utilizado: descreva se foi um softaware, jogos ou recurso concreto.
3) Objetivo: descreva qual o objetivo do recurso utilizado, explicando a intencionalidade pedagógica ao se utilizar o recurso.
4) Qual o público alvo: aponte a idade dos estudantes.
5) Metodologia e regras da atividade proposta: apresente como o recurso poderá ser utilizado.
6) Resultados esperados: apresente o que se pretende alcançar com o uso desse recurso, o que se espera que o aluno aprenda.
7) Utilize imagens que mostrem o recurso escolhido e que contribuam com a sua apresentação.
8) Referências.
Sua apresentação deve ter no mínimo 8 e no máximo 15 slides. Lembre-se, na apresentação você precisa utilizar uma linguagem clara que comprove a efetividade e a intencionalidade pedagógica do recurso escolhido.
ORIENTAÇÕES:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade nesse arquivo e, em seguida, faça o envio.
* As imagens utilizadas no seu material informativo deverão ser retiradas de um banco de imagens gratuitas. Sugestão: https://pixabay.com/pt/, https://www.pexels.com/pt-br/ ou https://www.freepik.com/.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação dos slides: fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 24, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Caso utilize citações para fundamentar seu texto, siga as normas da ABNT para citações e referências e informe a referência completa do material pesquisado ao final do seu MAPA, mesmo que seja do livro da disciplina.
* Acesse à Sala do Café, lá foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo da professora com orientações de como realizar o MAPA.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum Tira Dúvidas do MAPA.