PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO - 54/2023
QUESTÃO 1
“A inovação torna as empresas mais preparadas para vencer no mercado. É por meio dela, por exemplo, que empresas industriais podem ampliar sua produtividade e, consequentemente, reduzir custos e aumentar a sua competividade nacional e, possivelmente, internacional.”
Fonte: https://bit.ly/3FahmDU. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre o potencial da aplicação de estratégias de inovação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A inovação se resume em medidas que são tomadas a partir dos processos internos, como também do contexto geral, pois permite implementar novos recursos, técnicas e tecnologias que auxiliam a reduzir custos e otimizar os processos.
PORQUE
II. A inovação se baseia na análise humana, que deve se atentar às particularidades do setor e à estrutura em si da empresa/indústria, de modo a avaliar os pontos deficitários e desenvolver melhorias que buscam potencializar os rendimentos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
“Ocorre que muitas pessoas acreditam que ser inovador é simplesmente criar algo que nunca foi concebido. De fato, para inventar ou criar é necessário passar por um processo de vontade, mentalidade, conhecimento, informação e criação. No entanto, isso não significa que a invenção será bem aceita pelo mercado, ou seja, pode não se tornar uma inovação.”
Fonte: https://bit.ly/3iN7Ijb. Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base no excerto apresentado sobre as implicações da invenção, analise as afirmativas a seguir:
I. A invenção está atrelada à patenteabilidade, ou seja, quando algo que é concebido para aplicação industrial apresenta nova forma ou disposição, e traz melhorias funcionais no seu uso ou fabricação.
II. A invenção está atrelada à busca por soluções técnicas e práticas, por meio de experimentações empíricas e aplicações de conceitos científicos complexos para obtenção de resultados revolucionários.
III. A invenção está atrelada à criação de algo concreto e inexistente no mundo; ou melhor, à invenção de uma nova tecnologia, produto, estrutura, sem, contudo, ter a garantia de aplicabilidade mercadológica.
IV. A invenção está atrelada à materialidade propriamente dita, enquanto que a inovação está ligada à exploração de ideias e produtos que poderão potencializar melhor certos investimentos ao lhes conferir significados e valores.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
A inovação pode ser entendida como a implementação de algo totalmente novo ou significativamente aprimorado em práticas de negócios, ambiente organizacionais ou relações externas. Agora imagine se todos tivessem acesso a essa inovação, sem se preocupar com violações de segredos industriais ou com a criação de departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) internos.
Fonte: adaptado de: https://bit.ly/3Hxrb1J. Acesso em: 12 dez. 2022.
Sobre o conceito exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Invenção.
Alternativa 2:
Open Innovation.
Alternativa 3:
Método Produtivo.
Alternativa 4:
Closed Innovation.
Alternativa 5:
Tecnologias da Informação e Comunicação.
QUESTÃO 4
“Criada pelo economista Joseph Schumpeter em 1942, a teoria da Destruição Criativa sugere que os ciclos de negócios operam sob longas ondas de inovação. Especificamente, à medida que os mercados são perturbados, os principais grupos de industriais têm efeitos desproporcionais na economia.”
Fonte: PICKERT, L. AAA Inovação, 2022. 7 ondas da inovação: como elas influênciam no crescimento dos negócios?. Disponível em: https://bit.ly/3V2pNY4. Acesso em: 12 dez. 2022.
Com base no trecho sobre a conceitualização das ondas da inovação, analise as afirmativas a seguir:
I. As ondas da inovação marcaram gerações desde a primeira revolução industrial, pois modificaram os valores e estilos de vida para um mundo cada vez mais globalizado.
II. As ondas da inovação têm marcos tecnológicos, ou seja, alguma invenção que trouxe soluções eficientes e fez com que as empresas mudassem a sua cultura e postura para atender às novas demandas.
III. As ondas da inovação estão ligadas com as invenções desenvolvidas pelas empresas que procuravam desenvolver tecnologias extremamente avançadas como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
QUESTÃO 5
Analise a imagem a seguir:
Fonte: https://bit.ly/3VLEYpo. Acesso em: 7 dez. 2022.
Com base na imagem e em seus conhecimentos sobre as formas de inovação, analise as afirmativas a seguir:
I. A inovação disruptiva está associada com a implementação de mudanças radicais, que rompem com padrões e tradições, podendo dar origens a novos produtos, negócios ou mesmo indústrias.
II. A inovação incremental está associada a um processo gradual de melhoramento de serviços, produtos e negócios já existentes, buscando otimizar os benefícios que serão colhidos pelos clientes.
III. A inovação tecnológica está associada aos avanços da tecnologia e em sua aplicação nos processos, sistemas, modelos de negócios e prestação de serviço, o que impacta positivamente na geração de valores.
IV. A inovação radical está associada à ruptura da unidade empresarial e sua dissolução como uma entidade centrada para uma modalidade descentralizada, regida por grupos de investidores que ditam suas diretrizes em prol de lucros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Analise a imagem a seguir:
Fonte: https://www.spi.pt/documents/books/inovint/gi/acesso_ao_conteudo_integral/capitulos/1.1/1.1.imagens/Figura1.1.gif. Acesso em: 10 fev. 2023.
Com base na imagem apresentada, sobre a inovação e sua relação com capacidades humanas, analise as afirmativas a seguir:
I. A criatividade se restringe aos processos mentais do indivíduo, os quais poderão resultar em ideias que podem ou não ser materializadas.
II. A invenção é a substanciação da criatividade, pois é o ato de dar forma às ideias, aplicá-las na realidade e ver os potenciais reais do que foi concebido.
III. A criatividade está atrelada tanto com a inovação como com a invenção, pois exige percepção dos potenciais inerentes a cada esfera, abrindo oportunidade de crescimento.
IV. A inovação é um subproduto da invenção, pois se resume na inserção dos bens criados nos tramites burocráticos, de modo a encontrar investidores interessados em impulsionar a fabricação e comercialização dos bens.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
“Clemente Nóbrega, colunista da revista Época Negócios, afirma que inovação é “tudo que gera dinheiro fora do molde usual” e que “se não gera é apenas novidade”. A inovação é a originalidade de produtos, processos de produção e venda ou novos modelos de negócio.”
Fonte: PIMENTA, G. L. R. Administradores.com, 2010. A diferença entre novidade e invenção. Disponível em: https://bit.ly/3VBBSVa. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre inovação e novidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Inovação e novidade são termos indissociáveis, pois a inovação inevitavelmente traz consigo novidades, contudo apenas a novidade em alguns casos dificilmente consegue garantir a inovação.
II. Inovação diz respeito à gestão financeira da empresa, enquanto que a novidade abarca as competências ligadas ao marketing e promoção dos serviços e produtos, e nas estratégias de conquista de clientes e/ou investidores.
III. Inovação rompe com os padrões e crenças, trazendo novas perspectivas e formas de lidar com recursos, tempo, processos, produção etc.; nesse aspecto, a novidade se manifesta no rompimento de um padrão e adoção de outro diferente.
IV. Inovação e novidade estão atreladas aos processos empresariais, os quais repercutem tanto nos tramites internos como na relação da empresa com o mercado, pois ao inovar em um modelo de negócio é despertado o interesse dos consumidores/investidores em uma novidade comercial.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
“A sustentabilidade envolve ações com relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento da sociedade. Uma empresa sustentável se preocupa com o impacto que suas atividades afetam a natureza e a sociedade em que está inserida.”
Fonte: https://bit.ly/3Y8T4mn. Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base no contexto da sustentabilidade na inovação, analise as afirmativas a seguir:
I. A sustentabilidade faz com que a obtenção de lucros diminua, pois as empresas acabam limitando o seu poder de atuação frente à atenuação de impactos no meio ambiente.
II. A sustentabilidade está inserida no atual ciclo de evolução da inovação, levando em conta a finitude dos recursos naturais e os mais diversos sistemas de equilíbrio dos ecossistemas.
III. A sustentabilidade faz parte de uma evolução cíclica da inovação, atrelada aos fatores tecnológicos que permitem novas configurações, interações e abordagens de modelos de negócios.
IV. A sustentabilidade implica também na manutenção da saúde financeira das instituições, favorecendo o desenvolvimento econômico que colabora com a qualidade de vida da sociedade e evita danos à natureza.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
“É importante saber que a inovação gera mudanças. E a ação de mudar só é possível após a consciência dos parceiros, colaboradores e da própria agência. Além disso, as inovações proporcionam uma mudança não só de mentalidade, mas também de métodos, processos organizacionais e até mesmo de ferramentas.”
Fonte : https://bit.ly/3Y8T4mn. Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base no contexto apresentado sobre as mudanças que a inovação proporciona para o cenário empresarial, analise as afirmativas a seguir:
I. A inovação impacta a cultura da empresa, pois remodela a postura e valores segundo as mudanças implementadas para o cumprimento dos objetivos.
II. A inovação implica em mudanças que afetam a integridade de uma empresa, pois adapta novas estratégias de produção, de modalidade de serviços, dentre outros.
III. A inovação compreende uma totalidade de fatores, de modo que os mais diversos setores empresariais se adequem às demandas e reformulações estratégicas dos processos.
IV. A inovação garante a sobrevivência de um negócio, pois permite que este se adapte às necessidades dos consumidores e do mercado em geral, garantido mais eficiência em diversos processos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
“Open Innovation é uma abordagem de negócios que mobiliza fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação. Ela estimula a colaboração entre empresas, startups, órgãos públicos, cientistas e consumidores para criar ou otimizar produtos.”
Fonte: https://bit.ly/3Hxrb1J. Acesso em: 12 dez. 2022.
Sobre Open Innovation, analise as afirmativas a seguir:
I. Open Innovation permite a colaboração associativa entre empresas, profissionais, equipes e consumidores, para que juntas possam garantir resultados mais assertivos.
II. Open Innovation é responsável pela criação de grandes corporações que vão fundindo outras empresas do mesmo nicho, como formas de monopolizar o segmento em uma única linha de serviços.
III. Open Innovation tem como base o compartilhamento de informações, ou seja, os agentes envolvidos devem evitar reter, esconder certos conhecimentos, pois se cria um fluxo de informações continua entre os envolvidos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.