Podemos definir, de forma bem genérica, que uma política econômica é a atuação do governo para atingir um determinado objetivo. Temos três principais políticas econômicas, que são a monetária, a fiscal e a cambial. A política monetária se refere à quantidade de moeda disponível na economia, ao crédito disponível na economia e às taxas de juros. Conforme Gremaud et al. (2008, p. 201), “por política monetária entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível de taxa de juros, entre outros”.
Por meio da definição apresentada, percebemos que essa política influencia nossa vida diariamente e, muitas vezes, não damos conta disso. Você já havia pensado nisto? Vamos verificar agora quais são as funções da moeda. De acordo com Souza (2011), as funções da moeda podem ser divididas em: meio de troca, reserva de valor, medida de valor e padrão para pagamento diferido no tempo.
Fonte: GREMAUD, A. P. et al. Economia brasileira contemporânea. São Paulo: Atlas, 2008. SOUZA, J. M. Economia brasileira. São Paulo: Pearson, 2011.
Com base na leitura do livro didático da disciplina de Economia e Sociedade:
1) Faça a descrição das funções da moeda.
2) Posteriormente, responda: quais são os motivos que nos levam a demandar moeda?