MAPA - GIMOB - PESQUISA IMOBILIÁRIA E MÉTODOS ESTATÍSTICOS - 54/2023
Olá acadêmico(a) de Tecnologia em Negócios Imobiliários. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
PROBLEMATIZAÇÃO: O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, é importante você se adequar às principais tendências e oportunidades, além de compreender bem o mercado no qual está inserido e obter melhores resultados.
Afinal, toda informação que envolve a concorrência e os consumidores, são de suma importância para os gestores tomarem decisões mais assertivas e garantirem o sucesso da empresa.
Para se destacar dos concorrentes, é ideal realizar a pesquisa de mercado antes mesmo de investir.
SIGNIFICAÇÃO: Uma definição de pesquisa de mercado, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP):
“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.
EXPERIMENTAÇÃO: Não há como negar que o avanço da tecnologia influenciou em novas oportunidades para as empresas, independente do segmento de atuação.
Neste contexto, a pesquisa de mercado é de suma importância, tendo em vista que permite identificar as oportunidades e problemas no mercado em que está inserida.
Ao coletar informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor, é possível entender o que a organização precisa para chegar aos resultados almejados, e quais são as estratégias a serem guiadas. Ou seja, uma pesquisa bem elaborada pode ser crucial para o desempenho de qualquer negócio.
REFLEXÃO: Não só isso, mas também contribui significativamente em analisar o relacionamento com os clientes, percepções dos serviços ou produto, além da concorrência. Afinal, uma pesquisa de mercado serve para orientar um gestor na tomada de decisões ou solucionar problemas.
Disponível em: https://www.questionpro.com/blog/pt-br/principais-beneficios-da-pesquisa-de-mercado/
AÇÃO/AVALIAÇÃO:
Dentre os principais benefícios de uma pesquisa de mercado, a identificação de problemas ou necessidades específicas para as residências, ou até mesmo imóveis comerciais, estão no topo.
Toda empresa procura melhorar sempre o produto disponível e, para isso, é necessário verificar eventuais problemas para possíveis restaurações.
Para sua Atividade MAPA, considere a seguinte situação.
Você é o agente responsável de uma imobiliária que supervisiona um condomínio residencial que será construído. Sua imobiliária está interessada em buscar possíveis atualizações e melhorias para a construção desse novo condomínio.
Aqui entra sua PRIMEIRA TAREFA:
Você precisa realizar uma pesquisa de mercado. Para isso, faça uma pesquisa entre colegas e familiares sobre possíveis melhorias que estariam interessados em suas residências. Essas melhorias podem variar entre melhorias estruturais e/ou outras opções de lazer.
Para isso, você precisará realizar a coleta de PELO MENOS 15 indivíduos. Essa pesquisa pode ser realizada mediante a construção de um formulário online (google forms, por exemplo – no vídeo explicativo do MAPA disponibilizado na Sala do Café, haverá um passo a passo para a criação do formulário), ou a pesquisa pode ocorrer presencialmente, coletando as informações individualmente.
Você, querido(a) aluno(a), poderá elaborar as questões desse formulário, porém algumas informações são essenciais e PRECISAM constar em sua pesquisa: tipo de residência (casa, apartamento), quantidade de quartos, quantidade de banheiros, melhorias desejadas.
Além dessas perguntas, vocês podem elaborar outras que possam lhe auxiliar em uma possível análise para tomada de decisão.
Importante lembrar que, pesquisas muito longas possuem uma menor chance de respostas confiáveis!
Utilize o template disponibilizado no Material da Disciplina, e apresente uma tabela com as respostas obtidas dessa pesquisa.
Após a pesquisa, segue a SEGUNDA TAREFA.
Você precisa apresentar um relatório com uma análise estatística da pesquisa que você realizou.
Dentro dessa análise, cujo objetivo é verificar possíveis opções de melhorias, levando em consideração o tipo de residência e seu tamanho.
Entre as análises, algumas são OBRIGATÓRIAS:
Cálculo da média de quartos e média de banheiros.
Um gráfico de setores indicando a divisão entre os tipos de residências (casas ou apartamentos).
Uma análise indicando as melhorias indicadas mais comuns e a viabilidade de tais melhorias no contexto de um condomínio residencial.