MAPA - GPV - LOGÍSTICA E ABASTECIMENTO NO PONTO DE VENDA - 54/2023
Atividade MAPA: Logística de abastecimento em ponto de venda
O surgimento da pandemia no início de 2020, potencializou o crescimento do e-commerce em diferentes segmentos. Mesmo com a retomada do comércio presencial, há fortes indícios de que o comércio eletrônico terá crescimento contínuo e participação cada vez maior em tudo que é vendido e comercializado na maioria dos países. Para o Brasil, uma estimativa destaca que as vendas do setor podem superar R$ 500 bilhões em 2026. Mesmo com todos os desafios de curto prazo para o varejo e para investimento em tecnologia, o valor ainda é cerca de 40% acima do que eram as projeções pré-pandemia. As perspectivas, portanto, são melhores do que o esperado anteriormente. Esse é o legado dos últimos dois anos para o e-commerce brasileiro, ou pelo menos, para uma parte importante dele (GUANAIS, 2022).
GUANAIS, L. ESPECIALISTAS: Futuro do ecommerce no Brasil é positivo, mas o custo de crescimento deve ser alto. Portal Exame. 2022. Acesso em: https://exame.com/exame-in/especialistas-futuro-do-ecommerce-no-brasil-e-positivo-mas-o-custo-de-crescimento-deve-ser-alto/. Acesso em: 08 jul. 2022.
No contexto global, o estudo da consultoria internacional Grand View Research, prevê que o mercado global de e-commerce B2B (business to business), por exemplo, terá um crescimento anual de 19,7%, de 2022 a 2030. Em 2021, ainda segundo a pesquisa, este mercado atingiu o valor de USD 6,883.47 bilhões no mundo (TERRA NOTÍCIAS, 2022). Nota-se que os números são animadores em diversos contextos e, para quem quer começar as atividades no canal eletrônico, é preciso ficar alerta com aspectos relevantes do segmento.
TERRA NOTÍCIAS. Estudo prevê crescimento do e-commerce B2B em quase 20% para 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/estudo-preve-crescimento-do-e-commerce-b2b-em-quase-20-para-2022,d1f73adc68bcb4a24c988513f2020b273xjvxfxy.html. Acesso em: 08 jul. 2022.
Neste sentido, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e pequena empresa (SEBRAE, 2022) destaca as seguintes dicas:
I) Crie uma estratégia para digitalizar seu negócio.
II) Escolha uma plataforma de comércio online.
III) Esteja presente nas redes sociais.
IV) Defina os meios de pagamento que serão utilizados.
V) Dê atenção ao seu estoque.
VI) Não esqueça do frete e seus custos.
SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio à pequena empesa. Guia rápido para começar a vender pela internet. Disponível em: https://sebraeseunegocio.com.br/artigo/vender-pela-internet/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=vender-mais&utm_campaign=assincrono&gclid=Cj0KCQjwrs2XBhDjARIsAHVymmQr_3k9CWdr9cmlABzmdFaC- jwN5IPVHUlHkNiSMPjwNO1ca8clpeEaAhmyEALw_wcB. Acesso em: 08 jul. 2022.
Embora o e-commerce seja uma tendência, muitas das transações comerciais são feitas de forma tradicional e elas precisam de boa gestão, além de respostas rápidas em contextos desafiadores, como o da pandemia. Diante do exposto, leia a situação a seguir:
Imagine que você seja o gestor de distribuição de uma grande empresa. Um casal de amigos precisa de algumas dicas para um negócio que eles pretendem começar, mas estão bem confusos com vários aspectos da distribuição e da logística. Sendo assim, você prestará uma espécie de consultoria, para que eles consigam avançar com a empresa. O casal se chama Pedro e Marcela. Na primeira reunião, o casal precisa tirar dúvidas de três pontos bem específicos.
1) Pedro é matemático e gosta de ter todos os números bem perto, para acompanhar o andamento das coisas. A primeira dúvida de Pedro era com relação aos KPI´s (Key Performance Indicators). Explique para o Pedro o que são KPI´s e quais processos os indicadores podem monitorar no âmbito interno e externo.
2) Marcela é formada em Engenharia e suas dúvidas são mais voltadas para a parte de tecnologia da informação. Ela se interessou pelo Sistema de Apoio ao Executivo (SAE). Explique o conceito para ela e qual sua utilidade.
3) O casal tem dúvidas quanto ao canal de distribuição que irá utilizar. Você precisará explicar para eles dois canais varejistas: o telemarketing e a máquina de vendas.
Alunos, não se esqueçam de entregar a atividade MAPA de acordo com o formulário padrão presente em "arquivos da disciplina".
Bons estudos!