ATIVIDADE 1 - GSP - HUMANIZAÇÃO EM SERVIÇOS DA SAÚDE - 54/2023
A Política Nacional de Humanização (PNH) surge como uma estratégia para promover a melhoria da qualidade e humanização no atendimento, envolvendo diferentes diretrizes e princípios que norteiam as ações e práticas nos serviços de saúde. Conhecer suas diretrizes torna-o capaz de aplicar de maneira mais assertiva práticas do dia a dia da gestão em serviços de saúde.
Por isso, nessa atividade, você irá elaborar propostas concretas para a implementação da PNH em diferentes fases da experiência do usuário em um Hospital Universitário, levando em consideração as diretrizes propostas pela política.
Instruções:
1. O exemplo prático deve contemplar três momentos diferentes: ao entrar no serviço de saúde, ao ficar/permanecer no serviço e ao sair do serviço, tendo como plano de fundo um Hospital Universitário.
2. Para cada etapa, selecione 1 diretriz da PNH e proponha práticas concretas que exemplifiquem a implementação dessa diretriz na vida real.
3. Nas práticas selecionadas, destaque os benefícios esperados para os usuários, trabalhadores e para o próprio serviço de saúde.
4. Organize suas propostas em um texto claro e coeso, utilizando parágrafos distintos para cada etapa.
5. Ao final da atividade, reflita os desafios e as oportunidades na implementação da PNH, considerando o contexto de cada serviço de saúde.
Recomendações:
- Demonstrar de compreensão dos princípios e objetivos da PNH.
- Coerência e clareza das propostas apresentadas.
- Reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades na implementação da política.