MAPA - MKT - WEB ANALYTICS - 54/2023
Analisar as influências do ambiente externo e interno nos negócios é uma das responsabilidades centrais do profissional de Marketing. Compreender o que está acontecendo no mundo, as tendências, a concorrência e os aspectos internos da própria empresa é fundamental para traçar estratégias eficazes. No entanto, em um
mundo cada vez mais tecnológico e interconectado, como podemos realizar essa análise de maneira eficaz?
Com a disseminação da internet e o surgimento de soluções tecnológicas, testemunhamos uma ampliação das interações com os consumidores e o advento de novas ferramentas de gestão de negócios. Enquanto a internet trouxe novas formas de concorrência, as soluções tecnológicas também nos forneceram um vasto volume de dados que, quando explorados adequadamente, transformam-se em informações extremamente
valiosas.
Cada ponto de contato com o consumidor em ambientes digitais deixa rastros que podem ser analisados e convertidos em vantagem competitiva. Para realizar essa análise, dispomos de ferramentas de web analytics, que, como o próprio nome sugere, possibilitam a análise das interações digitais.
Suponhamos que você é um gestor de Marketing especializado em dados e precisa entender como anda a concorrência no mercado. Para isso, você deverá acessar a plataforma SimilarWeb (disponível no site:
https://www.similarweb.com/pt/). Essa plataforma coleta e analisa o tráfego de websites, e a utilizaremos como base para a realização do nosso estudo. Escolha uma empresa para ser analisada e responda às seguintes questões:
Nome da empresa:
Ramo de atuação:
Website da empresa:
Complete as seguintes tabelas:
Métrica Tendência de alta ou baixa?
Rank global
Rank no país
Rank na categoria
Visitas totais
Fonte: o autor.
Métrica
Duração média das visitas
Quantidade média de páginas acessadas por visita
Taxa de rejeição
Fonte: o autor.
Faça uma análise das métricas da empresa escolhida, englobando questões como: a tendência de acesso ao site está subindo ou caindo e qual é o fator que você atribui para que isso aconteça? Qual é o período do ano que apresentou maior acesso e qual é o fator que você atribui para que isso tenha acontecido? Você considera a taxa de rejeição do site baixa ou alta e por quê? E a duração média das visitas? Essas perguntas são somente um guia para a sua resposta, você pode decidir o que analisar.
Lembre-se de que a atividade deve ser preenchida no formulário padrão.
Dúvidas?
Contate a mediação!