MAPA - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 54/2023
De acordo com o Art. 2º da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, pessoa com deficiência é aquela que: “tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas” (BRASIL, 2015, on-line).
Fonte: BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm#art112. Acessado em: 20 out 2023.
Pensando sobre a acessibilidade para as pessoas com deficiência, é necessário compreender também a sua definição, por isso, o Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004, estabelece para o termo acessibilidade:
“[...] condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida (BRASIL, 2004, on-line).
Fonte: BRASIL. Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Acessado em: 20 out 2023.
Em 2005, Sassaki sugere algumas definições para acessibilidade de acordo com algumas especificidades, sendo elas: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal.
Fonte: SASSAKI, R. K. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão, Brasília, v. 1, n.1, p. 19-23, out. 2005.
Levando em consideração os estudos realizados na disciplina sobre as pessoas com Deficiência e a Acessibilidade, responda em no mínimo 15 e no máximo 25 linhas, os itens:
1. Selecione uma deficiência estudada na Unidade I do livro Didático da Disciplina e descreva duas características mais evidentes ou significativas da Deficiência selecionada por você.
2. A partir das características apresentadas, indique uma acessibilidade retratada por Sassaki (2005) que auxilie a minimizar as barreiras impostas pela Deficiência.
3. Justifique a importância dessa acessibilidade para a pessoa com essa deficiência e o que tal acessibilidade pode propiciar enquanto exercício de direitos por parte das pessoas com deficiência.
As respostas devem ser respondidas individualmente, uma a uma, conforme já estruturado no formulário padrão. E toda a sua produção deve estar fundamentada teoricamente, ou seja, em cada uma das respsotas deve haver ao menos 01 citação (direta ou indireta). Lembre-se de inserir as referências ao final da atividade. Você pode usar o livro da disciplina ou outras fontes confiáveis, se desejar.
ATENÇÃO:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e em seguida faça o envio. Certifique-se de
que está enviando o arquivo correto, pois haverá uma única oportunidade deenvio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
* Assista ao vídeo explicativo disponível na SALA DO CAFÉ.
* Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
* Utilize às Normas da ABNT, caso tenha dúvidas consulte o e-book na Sala do Café com orientações.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum TIRA-DÚVIDAS DO MAPA.
Bons estudos!