A cultura surda possui suas especificidades como qualquer outra cultura. A esse respeito, Strobel (2008, p. 37) utiliza o conceito de “artefatos”, que “não se refere apenas a materialismos culturais, mas àquilo que na cultura constitui produções do sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo”. Para Perlin (2004), cultura surda é a diferença que contém a prática socialꢀdos surdos e que comunica um significado.
Fontes:
PERLIN, G. O Lugar da Cultura Surda. In: THOMA, A. S.; LOPES, M. C. (org.). A Invenção da Surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2004.STROBEL, K. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
A partir da leitura dos excertos apresentados e dos estudos da disciplina Libras, disserte sobre a seguinte pergunta/tema: quem é a pessoa surda?
Para realizar esta tarefa, é importante que você apresente seus conhecimentos fundamentando teoricamente a respeito do processo educacional, do convívio em sociedade, do preconceito, dos movimentos sociais e das legislações que envolvem a vida e formação do surdo (no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas).