- a) Explique o que é crescimento microbiano, e como ele pode causar a deterioração dos alimentos.
- b) Explique o que são fatores intrínsecos e fatores extrínsecos dos alimentos.
- c) Cite e explique os fatores intrínsecos dos alimentos que interferem no crescimento microbiano que podem ser observados no exemplo.
- d) Explique por que a umidade atmosférica e a temperatura possibilitaram o crescimento de fungos nos alimentos.
- e) Apresente possíveis soluções para evitar a deterioração dos alimentos, para os fatores intrínsecos e extrínsecos observados na atividade.
- f) Como última atividade, proponho um experimento para avaliação da contaminação de produtos armazenados.
Para realização deste experimento, você precisará dos seguintes materiais:
- Quatro potes pequenos, dois com tampa, de preferencia transparentes.
- Aproximadamente 150 gramas de arroz cozido.
- Disponibilidade de um refrigerador (geladeira).
Execução: o experimento deve ser iniciado logo após o cozimento do arroz.
- Marque cada pote com número de 1 a 4.
- Separe quatro porções, aproximadamente, semelhantes, e distribua nos quatro potes.
- Pote 1 – deverá ser mantido fora da geladeira, sem tampa, em ambiente aberto, durante todo o experimento.
- Pote 2 – deverá ser mantido fora da geladeira, com tampa, em ambiente aberto, durante todo o experimento.
- Pote 3 – deverá ser levado para a refrigeração, imediatamente após o preparo, sem deixar esfriar. Manter sem tampa.
- Pote 6 – deverá ser levado para a refrigeração, imediatamente após o preparo, sem deixar esfriar. Manter com tampa.
O experimento terá duração de duas semanas. Nesse período, você deverá anotar as características de cada pote, nos dias 01, 05, 10 e 14. Tome notas quanto a: umidade do pote (descreva a aparencia); temperatura ambiente e no interior da geladeira; e crescimento de microrganismos (observar o aparecimento de mofos e bolores; amolecimento do alimento com acúmulo de água no fundo do pote; odores incomuns).
Para que você possa entender e comparar, antes de começar o experimento, levante hipóteses do que acontecerá com cada pote no decorrer do experimento.