A Fisiologia Humana tenta explicar características e os mecanismos específicos do corpo humano que fazem dele um ser vivo. Dentre as nossas necessidades para o funcionamento correto do organismo, estão as trocas gasosas, entre oxigênio e dióxido de carbono, que ocorrem nos pulmões. O sistema respiratório começa no nariz e na boca e continua pelas vias aéreas e pulmões. O ar entra no sistema respiratório pelo nariz e boca, passando pela garganta (faringe) e laringe. Cada pulmão é dividido em seções (lobos): três no pulmão direito e dois no pulmão esquerdo. O pulmão esquerdo é um pouco menor que o pulmão direito, uma vez que ele divide o espaço ao lado esquerdo do tórax com o coração. Os próprios brônquios se ramificam várias vezes em vias aéreas menores, terminando nas vias aéreas mais estreitas (os bronquíolos), que têm apenas meio milímetro de diâmetro. As vias aéreas se assemelham a uma árvore invertida, fazendo com que esta parte do sistema respiratório seja também chamada de árvore brônquica. As grandes vias aéreas se mantêm abertas por um tecido conjuntivo fibroso semiflexível, chamado de cartilagem. As vias aéreas menores são sustentadas pelo tecido do pulmão, que as envolve e ao qual estão ligadas. As paredes das vias aéreas menores têm uma camada circular e fina de músculos lisos. Os músculos das vias aéreas podem relaxar ou contrair, mudando assim o tamanho das vias aéreas e permitindo a entrada e saída de ar por diferenças de pressão.
Fonte: adaptado de HALL; HALL. Guyton & Hall: Tratado de Fisiologia Médica. 14. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2021.
Considerando o excerto exposto, utilizaremos esta atividade MAPA para criarmos um modelo lúdico representativo do sistema respiratório para uso em sala de aula. Desta forma, você deverá utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Fisiologia Humana para criar o modelo e explicar seu funcionamento, relacionando com as estruturas do sistema respiratório humano.
O que deve ser feito?
- Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a fisiologia do sistema respiratório.
- Construir um modelo lúdico do sistema respiratório que vise demonstrar o seu funcionamento.
- Realizar uma foto e inserir no espaço correspondente ao formulário-padrão (1 foto que mostre seu modelo lúdico concluído).
- Responder à questão.
Materiais necessários para a construção do modelo:
- Uma garrafa PET transparente com tampa.
- Dois balões de festa.
- Um tubo de caneta (livre nas extremidades e sem o tubo de tinta esferográfica) ou um canudinho duro.
- Fita adesiva.
Como deve ser feito?
- Tirar o rótulo da garrafa PET.
- Cortar a garrafa PET ao meio (a garrafa representará a caixa torácica).
- Em uma das pontas do tubo de caneta (o tubo de caneta representará a tranqueia/brônquios), prender um dos balões firmemente com fita adesiva (este balão representará o pulmão).
- Fazer um furo na tampa (suficiente somente para passar o tubo de caneta).
- Transpassar o tubo de caneta pela tampa (a tampa representará a epiglote), de modo que a parte com o balão fique dentro da garrafa PET e a outra extremidade para fora da garrafa.
- Fixe o tubo na tampa da garrafa PET de modo que não passe por outro lugar que não seja o interior do tubo.
Corte o segundo balão (o segundo balão representará o diafragma) ao meio na horizontal e descarte a extremidade utilizada para inflar o balão.
- Estique o balão e prenda-o na parte inferior da garrafa PET, fixando-o com fita adesiva e impedindo a passagem de ar.
- Seu modelo está pronto. Puxe o balão que está na parte inferior da garrafa PET e você verá o balão interno se inflar.
- Com seu modelo funcionando, responda: como este modelo didático pode explicar o enchimento do pulmão (balão interno) a partir da contração do diafragma (balão inferior/externo)?
Procedimentos para realizar a atividade:
Inserir nos campos específicos do "FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESPONDER ATIVIDADE MAPA DE FISIOLOGIA HUMANA" a foto do seu modelo e a resposta da questão proposta.