A Ginástica Acrobática (GACRO), é uma modalidade esportiva relativamente nova, visto que as primeiras competições aconteceram a partir de 1973, e hoje, mesmo não sendo uma modalidade Olímpica, faz parte do programa dos Jogos Mundiais. Na GACRO, durante a coreografia, os ginastas possuem diferentes funções, sendo elas: base, volante e intermediário. Essas funções são estabelecidas de acordo com a estrutura corporal (peso e altura) dos ginastas.
Os atletas maiores e mais pesados normalmente levantam e sustentam os colegas sobre os seus braços, pernas ou outras partes do corpo, caracterizando a base. Já os atletas mais leves e menores, por sua vez, são os que ficam no topo das figuras, em uma posição de equilíbrio sobre o(s) outro(s) ginasta(s), sendo eles os volantes. E os intermediários podem ser sustentados pelos bases e podem sustentar os volantes, simultaneamente ou não, apresentando um perfil de força e flexibilidade.
MIRANDA, A. C. M. de; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá: UniCesumar, 2018.
Tanto os ginastas que possuem a função de base, quanto os de função volante, possuem algumas posições fundamentais. De acordo com a unidade IV do livro da disciplina, cite e descreva 3 posições fundamentais dos bases, e 3 posições fundamentais dos volantes.
Observações:
-Informações retiradas de livros e internet (material científico) são bem-vindas, mas é preciso respeitar as normas de citação e referência, com o intuito de dar crédito ao autor original do texto.
-PARA INCLUIR REFERÊNCIAS USE AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES:
Ao final do texto escrito escreva o “(SOBRENOME, ano)” , isso é uma citação.
Ao final de toda a resposta, inclua a referência:
“SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do texto. Nome do periódico, volume, número, páginas, ano.”
-Na “Sala do Café”, encontra-se um arquivo de como citar e referenciar as fontes de acordo com as normas da ABNT.
-Cópias parcial ou total, sem as devidas referências, serão zeradas.