ATIVIDADE 1 - BEDU - ESPORTES COLETIVOS: BASQUETE E HANDEBOL - 52/2023
Para uma prática permanente e autônoma, no jogo de basquetebol e de handebol, tem que haver o desenvolvimento de habilidades e táticas. Os fundamentos desses esportes devem ser aprendidos e são utilizados por todos os praticantes, desde iniciantes na modalidade até os mais experientes.
Os fundamentos do basquetebol são subdivididos em domínio de corpo, manejo de bola, drible, passes, arremessos e rebotes. Semelhante a isso, os fundamentos do handebol são subdivididos em domínio de corpo, empunhadura da bola, passes, dribles, arremessos, progressões, fintas e fundamentos defensivos.
Fonte: COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: Unicesumar, 2019.
Dentre os fundamentos citados, um dos mais importantes em ambos os esportes é o passe. De acordo com os passes descritos no livro da disciplina, cite quais são os passes do basquetebol e quais são os passes de handebol e escolha dois passes de cada modalidade para explicar como realizá-los como se estivesse explicando teoricamente a um aluno iniciante. Em resumo, você deverá:
- Citar os nomes dos passes da modalidade basquetebol.
- Citar os nomes dos passes da modalidade handebol.
- Escolher DOIS passes de BASQUETEBOL e explicá-los (como se estivesse ensinando a um aluno).
- Escolher DOIS passes de HANDEBOL e explicá-los (como se estivesse ensinando a um aluno).
IMPORTANTE: ao elaborar a sua resposta, siga o exemplo:
- “Passes do basquetebol: cite os passes.”
- “Passes do handebol: cite os passes”.
- “Passe 1 do basquetebol: explicação”.
- “Passe 2 do basquetebol: explicação”.
- “Passe 1 do handebol: explicação”.
- “Passe 2 do handebol: explicação”.
Orientações:
- Elabore sua resposta em um arquivo Word e, depois, copie e cole no local indicado a seguir.
- Fique atento(a) aos erros de ortografia. Não utilize gírias ou abreviações!
- Após finalizar a atividade, não há como editar sua resposta.
ATIVIDADE 1 - BEDU - GINÁSTICA - 52/2023
A Ginástica Acrobática (GACRO), é uma modalidade esportiva relativamente nova, visto que as primeiras competições aconteceram a partir de 1973, e hoje, mesmo não sendo uma modalidade Olímpica, faz parte do programa dos Jogos Mundiais. Na GACRO, durante a coreografia, os ginastas possuem diferentes funções, sendo elas: base, volante e intermediário. Essas funções são estabelecidas de acordo com a estrutura corporal (peso e altura) dos ginastas.
Os atletas maiores e mais pesados normalmente levantam e sustentam os colegas sobre os seus braços, pernas ou outras partes do corpo, caracterizando a base. Já os atletas mais leves e menores, por sua vez, são os que ficam no topo das figuras, em uma posição de equilíbrio sobre o(s) outro(s) ginasta(s), sendo eles os volantes. E os intermediários podem ser sustentados pelos bases e podem sustentar os volantes, simultaneamente ou não, apresentando um perfil de força e flexibilidade.
MIRANDA, A. C. M. de; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá: UniCesumar, 2018.
Tanto os ginastas que possuem a função de base, quanto os de função volante, possuem algumas posições fundamentais. De acordo com a unidade IV do livro da disciplina, cite e descreva 3 posições fundamentais dos bases, e 3 posições fundamentais dos volantes.
Observações:
-Informações retiradas de livros e internet (material científico) são bem-vindas, mas é preciso respeitar as normas de citação e referência, com o intuito de dar crédito ao autor original do texto.
-PARA INCLUIR REFERÊNCIAS USE AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES:
Ao final do texto escrito escreva o “(SOBRENOME, ano)” , isso é uma citação.
Ao final de toda a resposta, inclua a referência:
“SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do texto. Nome do periódico, volume, número, páginas, ano.”
-Na “Sala do Café”, encontra-se um arquivo de como citar e referenciar as fontes de acordo com as normas da ABNT.
-Cópias parcial ou total, sem as devidas referências, serão zeradas.
ATIVIDADE 1 - BEDU - JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - 52/2023
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 06/06/2023
Considerando a abordagem do conteúdo “jogos, brinquedos e brincadeiras” no espaço escolar, discorra sobre a importância de debater com os alunos sobre o tema AS REGRAS, relacionando com a importância delas nos diversos espaços que fazemos parte além da escola, e descreva uma estratégia pedagógica de como esse tema pode ser trabalhado com as crianças de forma prática no ambiente escolar. Essa proposta deve ser apresentada em forma de texto.