Questão 5
Leia o excerto a seguir:
"O preço tem sido reconhecido como um elemento importante para a maximização do lucro e da rentabilidade das empresas (LARENTIS et al., 2013). Consoante isso, os gestores devem entender o contexto da precificação em relação ao contexto mercadológico em que a empresa está inserida, principalmente a percepção de valor para o comprador e o preço praticado no mercado e sua influência no desempenho do negócio. Porém, é vital que os gestores também verifiquem as interfaces e implicações dos métodos e sistemas de aferição de custos no que diz respeito à estratégia de precificação adotada" (MILAN et al., 2013, p. 422).
MILAN, G. S. et al. As estratégias de precificação e o desempenho das empresas. Revista Eletrônica de Administração, v. 84, n. 2, p. 419-453, 2016.
Diante disso, em relação à precificação com base na concorrência é importante destacar que este utiliza os preços dos concorrentes como fonte primária para fixação dos preços. Considerando essas informações e sobre a reflexão a respeito da precificação baseada em concorrência, avalie as afirmações abaixo.
I. A empresa deve se preocupar primeiramente com o mercado, e não enfocar somente a concorrência.
II. Quando o concorrente reduz os preços praticados, acompanhá-lo é provavelmente o modo mais rápido para alcançar os objetivos de vendas.
III. Na precificação, o único parâmetro para fixação de preços certamente incorrerá em algum tipo de erro, que pode levar a perdas financeiras, à perda de fatia do mercado, à ausência de maximização de resultado.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5: