Refletir sobre a Prática de Ensino e, principalmente, sobre a formação docente é uma atividade bastante provocativa, pois perpassa por diversos setores e inúmeros movimentos. Além disso, é imprescindível que se repense a prática como um elemento que articule e agregue para com uma formação docente que atenda às necessidades atuais.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre a formação docente, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
Para uma formação adequada, não basta somente um acúmulo de conhecimentos, é preciso atender às exigências da sociedade atual.
Alternativa 2:
A formação docente deve estar intrinsecamente ligada a disciplinas teóricas que possibilitem ao futuro docente uma formação adequada.
Alternativa 3:
Apenas durante a prática docente o professor terá realmente a formação necessária, pois verá a realidade e não somente a teoria.
Alternativa 4:
O currículo e a formação de professores passaram a valorizar somente a experiência sociocultural do aluno como meio transformador do processo de ensino e aprendizagem.
Alternativa 5:
A formação docente passou a ser alicerçada na compreensão de que os conhecimentos teóricos deveriam ser aplicados apenas no final do curso.