“A formação não se constrói por acumulação [...] mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas [...]. Por isso é tão importante investir na pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência[...]."
Fonte: NÓVOA, A. (org.) Vidas de Professores. Porto: Porto, 1995. p. 25.
É evidente que o curso de pedagogia passou por diversas transformações ao longo dos anos, desde um curso generalista, culminando em um curso mais especializado, voltado a ofertar disciplinas que formaram profissionais qualificados para o atendimento do público-alvo. Dessa forma, houve uma transformação na identidade do pedagogo como a conhecemos atualmente.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre o desenvolvimento do curso de pedagogia e a formação da identidade do pedagogo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(i. A docência é a base da identidade do pedagogo, dessa forma o pedagogo deve somente ser formado para atuação no magistério.
II. O profissional de pedagogia deve estar preparado para realizar ações práticas emancipatórias vinculadas à teoria.
III. O pedagogo precisa entender que deve organizar, sistematizar e hierarquizar ideais, a fim de vincular a prática à teoria.
IV. Durante a formação do pedagogo e de sua identidade, deve-se entender que as disciplinas devem estar diretamente associadas em manter teoria e prática ligadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativa 1:
V, F, F, V.
Alternativa 2:
F, V, V, V.
Alternativa 3:
F, F, F, F.
Alternativa 4:
V, F, V, V.
Alternativa 5:
V, V, F, F.