Superar a dicotomia entre teoria e prática é um dos grandes desafios nos cursos de graduação, principalmente nos de licenciatura, como o de Pedagogia. Os embates são constantes a respeito dessa separação presente na formação docente, o que aponta para um enorme distanciamento entre o que os cursos propõe enquanto conhecimento e o que a prática docente exige.
Elaborada pelo professor (2022)
Levando em consideração o exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
O distanciamento entre a teoria e a prática na formação inicial dos profissionais da educação, é apenas uma concepção descrita no imaginário teórico e que pouco tem a ver com a realidade vivenciada.
Alternativa 2:
O currículo dos cursos de formação inicial de professores, trabalham a partir de práticas construtivistas da educação, deixando de lado concepções teóricas arcaicas e pouco utilizadas na atualidade.
Alternativa 3:
A dicotomia começa no currículo que propicia um impacto nessa separação na medida em que não conversa com a realidade da escola, desconsiderando aqueles que estão ao entorno dela.
Alternativa 4:
Os cursos de formação inicial defendem um currículo e um fazer pedagógico baseado nas concepções da Educação Bancária, idealizada por Paulo Freire.
Alternativa 5:
Os cursos de licenciatura precisam evidenciar as concepções teóricas deixando os aspectos práticos apenas para o período do estágio.