É evidente que, durante a história da educação no Brasil, o curso de pedagogia esteve por diversas vezes em foco nas legislações, mesmo durante inúmeras transições governamentais. Durante a década de 1970, a formação de professores era permeada por uma perspectiva tecnicista, isso fica evidente no artigo 30, da Lei nº 5.692/71, que estabeleceu a formação mínima para o magistério. Somente com a aprovação da Resolução CNE/CP nº 1/2006, que institui as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia, foi proporcionada uma organização mais polivalente ao professor, dividindo o curso em três eixos, sendo eles: docência, gestão e produção de conhecimento.
Fonte: https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf; https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 mar. 2023.
Com base na história da educação no Brasil, na legislação e nas transformações na formação do pedagogo, analise as afirmativas a seguir:
I. A formação mais tecnicista se enquadrava no momento histórico da ditadura, sendo neste momento mais viável a formação de mão de obra qualificada.
II. Com a aprovação da Resolução CNE/CP nº 1/2006, o curso de pedagogia passa a ser voltado para a formação de profissionais dedicados à docência, gestão e produção de conhecimento.
III. A Lei nº 5.692/71 não fixou as Diretrizes e Bases para o Ensino de primeiro e segundo graus.
IV. Para o ensino tecnicista, visto na Lei nº 5.692/71, a qualidade era muito mais importante do que a quantidade, tanto do ensino quanto da formação desses profissionais.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
IV, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II e VI, apenas.