Além de proporcionar a organização a possibilidade de avaliar a satisfação do cliente, com o intuito de melhorar a qualidade nos serviços e produtos. Sendo assim, caso a empresa trabalhe comas ferramentas e programas da qualidade poderá promove a confiabilidade e produzir consideráveis vantagens à empresa em relação aos seus concorrentes.
As ferramentas básicas da qualidade são: Fluxograma, Brainstorming, Diagrama de causa e efeito ou Diagrama Ishikawa (Espinha de peixe), Cinco porquês, Folha de verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de dispersão e Cartas de controle, além da matriz GUT, 5W2H e do ciclo PDCA.
Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos21/803269.pdf. Acesso em 18 de fev. de 2024.
Você sendo gestor da qualidade, irá promover na empresa uma semana de conscientização, sobre qualidade, no qual irá demostrar aos colaboradores da empresa, o quanto trabalhar com as ferramentas da qualidade é importante para atingir resultados positivos. Para isso, precisará explicar algumas ferramentas da qualidade e sua finalidade para o processo organizacional. Sendo assim, você precisará pesquisar algumas ferramentas.
Vamos lá iniciar sua pesquisa, você poderá utilizar, artigos científicos e o próprio livro da disciplina, lembrando da importância de referenciar de onde retirou as informações.
Após a realização você irá explicar o que é, e qual o objetivo, de algumas ferramentas no processo institucional, ferramentas estas como:
Fluxograma, Diagrama de causa e efeito, Folha de verificação, Histograma, Diagrama de dispersão e Cartas (gráfico) de controle.