Além disso, os aspectos psicológicos e experiência sobre o assunto podem representar uma ajuda ou um obstáculo significativo para superar barreiras para alcançar uma comunicação eficaz e autoconfiante, crucial em diversas áreas profissionais.
Portanto, mediante as transformações tecnológicas e das questões psicológicas envolvidas no medo e na timidez, torna-se fundamental explorar estratégias e abordagens que ajudem as pessoas a enfrentar e superar esses obstáculos, capacitando-as a se expressarem de forma assertiva e impactante em um contexto cada vez mais digitalizado e conectado. Neste contexto apresentamos o estudo de caso a seguir:
Estudo de caso
Maria sempre foi uma profissional dedicada e apaixonada pelo que fazia. Ela trabalhava como engenheira de software em uma empresa de tecnologia renomada, onde frequentemente compartilhava suas ideias e insights com colegas durante reuniões e workshops. No entanto, Maria nunca havia feito uma apresentação formal em uma palestra, e isso sempre foi um desafio que ela queria superar.
Um dia, seu gerente, impressionado com sua habilidade de comunicação e conhecimento técnico, convidou Maria para palestrar em uma conferência sobre inovação em tecnologia que seria transmitida ao vivo pela internet. Maria ficou emocionada com a oportunidade, mas também um pouco nervosa. Ela viu isso como uma chance de compartilhar suas ideias com um público mais amplo e demonstrar sua expertise.
Maria começou a se preparar com semanas de antecedência. Ela pesquisou intensamente sobre o tema da palestra, explorando novas tendências e estudos de caso relevantes. Maria queria garantir que sua apresentação fosse informativa, envolvente e inspiradora.
Além da pesquisa, Maria praticou sua apresentação várias vezes em frente ao espelho e para amigos próximos. Ela trabalhou na estrutura da palestra, garantindo que ela tivesse uma introdução cativante, um desenvolvimento claro dos tópicos e uma conclusão impactante.
À medida que o dia da palestra se aproximava, os nervos de Maria aumentavam. Ela se lembrava de conselhos de colegas e instrutores sobre como controlar o nervosismo e manter a calma no palco. Maria visualizou o sucesso da sua apresentação e focou em transmitir sua paixão pelo assunto aos ouvintes.
A partir do que foi apresentado acima, e com base nos estudos na disciplina, você deverá responder aos seguintes itens:
1) Escolha três estratégias das elencadas abaixo e explique porque elas podem ajudar Maria, conforme Anderson (2016), a minimizar o medo de falar em público.
Estratégias:
- a) Use o medo como motivação.
- b) Deixe seu corpo ajudar.
- c) Evite o estômago vazio.
- d) Lembre-se do poder da vulnerabilidade.
- e) Procure “amigos” na plateia.
- f) Tenha um plano B.
- g) Concentre-se no que está dizendo.
2) Conforme o que foi relatado no estudo de caso acima, e conforme o texto da página 171 do seu livro “TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA” de (BUQUERQUE; MINÉ, 2020), “Tendo definido o tema, é necessário, agora, pensar no objetivo. Por que você quer realizar essa apresentação? Lucas (2014) diz que os objetivos de uma palestra, normalmente, ocorrem para satisfazer duas necessidades: informar ou persuadir. No caso de uma apresentação, com o objetivo informativo, você deverá se colocar como um professor ou palestrante de modo que possa transmitir a informação de uma maneira clara, precisa e interessante e, para isso, deve se preocupar em levar informações das quais o público desconheça.” Baseado nestas premissas elabore um objetivo com 2 ou 3 linhas que sirva de guia, para que Maria possa criar a sua apresentação.
Para auxiliá-lo na execução dessa atividade, seguem algumas orientações:
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina.
- Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo
- Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Bons estudos!