ATIVIDADE 1 - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS - 51/2023
- A NBR 5410: instalações elétricas de baixa tensão é o guia para esse tipo de instalação, abordando dimensionamento de cabos, condutos, proteções, aterramento, dentre vários outros tópicos. Esta NBR traz os métodos de referência de instalação, para os quais a capacidade de condução de corrente dos condutores foi determinada por ensaio ou por cálculo. Os métodos são: A1, A2, B1, B2, C, D, E, F, G.
Explique, de maneira resumida, cada um desses métodos segundo a norma.
- Segundo a NBR 5410 (ABNT, 2004, p. 63, grifos do autor):
“Coordenação entre condutores e dispositivos de proteção
Para que a proteção dos condutores contra sobrecargas fique assegurada, as características de atuação do dispositivo destinado a provê-la devem ser tais que:
a)
I é a corrente de projeto do circuito;
I é a capacidade de condução de corrente dos condutores, nas condições previstas para sua instalação (ver 6.2.5);
I é a corrente nominal do dispositivo de proteção (ou corrente de ajuste, para dispositivos ajustáveis), nas condições previstas para sua instalação;”
Considere que o circuito possui:
Corrente de projeto I = 111 A.
Capacidade de corrente do cabo I = 131 A.
Qual é a corrente nominal adequada para a proteção contra correntes de sobrecarga para esse circuito, considerando que as opções a seguir são as disponíveis no mercado, dadas pelo catálogo da SIEMENS:https://assets.new.siemens.com/siemen...346e85b9450a/catalogo-minidisjuntore -set18-alta.pdf.
- "Em nenhum caso a queda de tensão nos circuitos terminais pode ser superior a 4%". (ABNT, 2004, p.115).
Na entrada de uma instalação, mediu-se a tensão de 380 V e, no último ponto do circuito (circuito terminal), 366 V. Qual é a queda percentual dessa instalação?
- Segundo a NBR 5410 (ABNT, 2004), em suas Tabelas 42 e 43, há fatores de correção de agrupamento de circuitos. Essas tabelas abrangem todos os métodos de instalação e variações nos níveis de camadas de condutores. Contudo, a norma traz que essas tabelas são válidas apenas para “condutores semelhantes”.
Qual é a definição de condutores semelhantes? Caso o conduto não seja constituído de condutores semelhantes, qual é a alternativa para o fator de correção?
- “Dispositivo de proteção a corrente diferencial-residual (formas abreviadas: dispositivo a corrente diferencial-residual, dispositivo diferencial, dispositivo DR): Dispositivo de seccionamento mecânico ou associação de dispositivos destinada a provocar a abertura de contatos quando a corrente diferencial residual atinge um valor dado em condições especificadas” (ABNT, 2004, p. 7).
Sobre o uso de Dispositivos de Proteção Residual (DR):
- a) Quais são as situações em que um DR é obrigatório? E em quais não é obrigatório?
- b) Qual é a faixa de corrente residual nominal que um DR deve apresentar segundo a norma?
- c) A proteção com o uso de DR deve ser feita de maneira global no projeto ou em pontos específicos?
Fonte: ABNT. NBR 5410: instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.