ATIVIDADE 1 - BEDU - ATIVIDADE INTEGRADORA COMUM I: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 52/2023
Leia com atenção o poema de Eduardo Galeano:
O corpo: a beleza, o pecado e a doença
A Igreja diz: O corpo é uma culpa.
A Ciência diz: O corpo é uma máquina.
A publicidade diz: O corpo é um negócio.
O corpo diz: Eu sou uma festa.
Ao interpretar e analisar o poema mencionado, percebe-se que compreender o corpo, em especial, o conceito que a ele lhe é atribuído, remete a questões atreladas desde a aspectos ligados à natureza como aspectos ligados à cultura, o que possibilita abrir um leque diferenciado de posicionamentos teóricos, filosóficos e antropológicos. Nesse sentido, o corpo humano se constitui por várias formas de linguagem e expressividade que caracterizam seus sentimentos e sensações, marcadas por uma carga histórico-cultural herdada por gerações. Compreendendo a importância de estudarmos o corpo e seus sentidos e significados ao longa da história, para a Atividade de Estudo 1 da disciplina de História da Educação Física, você precisará fazer a leitura atenta da Unidade 2 de nosso material didático, identificando as diversas características mencionadas sobre o corpo nos diferentes períodos da humanidade. Após ler e verificar os elementos/características que são destinados ao corpo em cada época da história, elenque dois desses elementos/características e faça uma relação deles com o mundo do trabalho do profissional de Educação Física, isto é, identifique como esse corpo se apresenta (ou pode se apresentar) na nossa profissão e/ou atuação profissional.
ATIVIDADE 1 - BEDU - ATV INTEGRADORA COMUM 3 - 52/2023
Entender e saber distinguir conceitos rotineiramente utilizados no cotidiano do profissional de Educação Física é importante para a fundamentação teórica dos princípios e fundamentos por trás dos movimentos, técnicas e métodos de treinamento. Além disso, auxilia para um planejamento adequado das atividades e programas de treinamento e, consequentemente, na melhoria do desempenho do seu aluno.
Fonte: ARAUJO, W. Exercício Físico na Saúde e nas Doenças Cardiovasculares. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2023.
Considerando o exposto, responda às seguintes questões:
- Descreva a diferença entre as nomenclaturas “atleta” e “exercitantes”.
- Descreva a diferença entre exercício aeróbico e exercício anaeróbico.
Orientação: revise sua resposta antes de finalizar, pois não há como editar após a finalização.
ATIVIDADE 1 - BEDU - BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA - 52/2023
Existem diversos métodos de análise utilizados pela Biomecânica para abordar as diversas formas de movimento, sendo eles as análises: cinemetria, dinamometria, antropometria, eletromiografia, dentre outras. Utilizando esses métodos de análise, o movimento pode ser descrito por suas características e seus indicadores estruturais básicos e, ainda, modelado matematicamente, permitindo uma melhor compreensão dos mecanismos do movimento que o corpo humano realiza, desde identificar a maneira mais segura e confortável para a sua execução, sendo fundamental para a promoção da saúde, até fornecer dados relativos à execução dos movimentos esportivos que poderão ser utilizados como base para o planejamento e a implementação de programas de treinamento mais eficazes.
Fonte: APOLONI, B. F.; THON, R. A. Biomecânica e Cinesiologia. Maringá: UniCesumar, 2020.
Levando em consideração o que foi apresentado anteriormente, responda as seguintes questões:
- Cite quais são os instrumentos utilizados na dinamometria:
- A cinemetria é um método de análise utilizado para descrever características cinemáticas do movimento. Por meio desse método, é possível obter variáveis, como posição, deslocamento, velocidade e aceleração. Dessa forma, observe a figura a seguir:
Figura 1
Fonte: Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/157193/001017362.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 de maio de 2023.
Levando em consideração a análise do movimento a partir do método de cinemetria, por meio da utilização de marcadores reflexivos esféricos, para o procedimento da coleta de dados, é necessário seguir algumas etapas. Descreva quais seriam essas etapas:
ATIVIDADE 1 - BEDU - EMPREENDEDORISMO - 52/2023
Você realizou um antigo sonho e abriu um espaço com duas quadras de futebol society, churrasqueira, salão de jogos, vestiário, alojamento com capacidade para 15 pessoas e espaço kids na sua cidade. Juntamente com mais dois sócios, que investem e trabalham, contigo vocês dividiram as atividades sendo que cada um contribui como pode.
Seis meses depois que abriram o negócio, havia pouco movimento e estavam insatisfeitos com a situação porque não estavam nem conseguindo pagar os custos mensais. Tentando resolver esse problema, os três participaram de um seminário de imersão e identificaram que três características do comportamento empreendedor precisavam de mais prioridade para o momento para criar ações em específico: 1) Busca de oportunidades e iniciativa, 2) Comprometimento, 3) Estabelecimento de metas.
Considerando o seguinte caso, responda:
1) Escolha uma das características empreendedoras e justifique a prioridade para ser praticada no momento.
2) Apresente uma ação que deve ser praticada pelos sócios para que a empresa consiga manter em funcionamento.