ATIVIDADE 1 - BEDU - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - Bacharelado - 52/2023
1ª QUESTÃO
Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil teve o maior desempenho de todos os tempos comparado as edições anteriores e finalizou a competição na sétima colocação no quadro de medalhas, com 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. Outro marco para o Brasil nessa edição dos Jogos, foi o número de atletas da delegação, contando com 259 atletas. Nunca antes uma missão brasileira em Jogos Paralímpicos
teve esta proporção no exterior.
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO (CPB). Vinte e um fatos que tornaram incríveis os Jogos Paralímpicos de Tóquio para o Brasil. Noticias. 05 Set 2021. Disponível em:
https://www.cpb.org.br/noticia/detalhe/3569/vinte-e-um-fatos-que-tornaram-incriveis-os-jogos-
paralimpicos-de-toquio-para-o-brasil Acesso em 23 Set 2021.
Sobre os Jogos Paraolímpicos, analise as afirmativas a seguir:
I – É o maior evento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência, reconhecido internacionalmente;
II – Na última edição do Jogos, em Tóquio, o Brasil chegou à sua 100ª medalha de ouro na história dos Jogos Paralímpicos;
III – Os Jogos Paralímpicos apresenta 22 modalidades na edição de verão e 5 modalidades nos Jogos de inverno, contemplando atletas com todos os tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual;
IV – No Brasil, a entidade que rege o esporte paralímpico é o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), liderando e promovendo o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência no país.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II apenas.
II e IV apenas.
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
Um estudo realizado com atletas paralímpicos brasileiros das modalidades de atletismo e natação, investigou os motivos que levam esses atletas a continuarem praticando sua modalidade esportiva. Os resultados da pesquisa demonstraram que a influência dos professores de educação física e treinadores foi apontado como o principal motivo para a permanência dos atletas no esporte.
DENARDIN-CARDOSO, V. et al. Motivos para a continuidade de atletas no esporte paralímpico brasileiro. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte, v. 14, n. 1, p. 8-11, 2019.
Tendo como base o estudo apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A atuação de profissionais de educação física e treinadores capacitados e com conhecimento das particularidades do esporte para pessoas com deficiência contribui para a motivação, permanência e desenvolvimento na carreira esportiva dos atletas.
PORQUE
II - Podem ser capazes de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e capacidades psicossociais importantes para o sucesso esportivo, assim como passar os conhecimentos técnicos necessários para o sucesso nos treinamentos e competições.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3ª QUESTÃO
O Goalball foi criado especificamente para pessoas com deficiência visual, por isso é a única modalidade paralímpica que não é considerada adaptada. Trata-se de uma modalidade coletiva baseada nas percepções táteis e auditivas, praticada por duas equipes com três jogadores cada, onde a partida acontece em uma quadra com as mesmas dimensões da quadra de vôlei. O objetivo do jogo é lançar a bola com a(s) mão(s)
contra o adversário, visando ultrapassar a linha de gol e defender sua meta, usando todo o corpo. A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção, através de percepções auditivas, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida.
GREGUOL, M.; COSTA, R.F.D. Atividade Física Adaptada: Qualidade de Vida para Pessoas com Necessidades Especiais. Barueri-SP: Editora Manole, 2013.
Neste contexto, marque a alternativa que contenha modalidades paralímpicas que são destinadas às pessoas com deficiência visual.
ALTERNATIVAS
Ciclismo; Futebol de 5; Hipismo.
Xadrez; Ciclismo; Parabadminton.
Futebol de 5; Parabadminton; Hipismo.
Ciclismo; Basquete CR; Tênis de mesa.
Futebol de 7; Hipismo; Bocha Paralímpica.
4ª QUESTÃO
O Para atletismo é uma das modalidades que integram o programa dos Jogos Paralímpicos, e possui uma variedade de provas que são divididas em: pista, campo e rua. Os atletas que competem nessa modalidade são divididos em classes de acordo com a funcionalidade na prática esportiva.
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO (CPB). Atletismo. Disponível em:<
https://www.cpb.org.br/modalidades/46/atletismo>. Acesso em 23 Set 2021.
Sobre o Para atletismo é correto afirmar que:
I – Essa modalidade paralímpica pode ser destinada apenas para atletas com deficiência física e visual, pois atletas com deficiência intelectual não são elegíveis para essa modalidade.
II – Os atletas são divididos em classes de acordo com o grau de deficiência e os atletas que disputam provas de pista e de rua levam a letra T (de track) na classificação. Já os competidores que fazem provas de campo (arremessos, lançamentos) são identificados com a letra F (de field) em sua classe.
III – As provas do Para atletismo destinadas para as pessoas com deficiência física possuem uma variedade de classes funcionais pois apresentam divisões que levam em consideração as características dos competidores, como por exemplo: atletas que disputam com ou sem próteses, deficiência de coordenação motora de membros inferiores e/ou superiores, atletas cadeirantes e atletas de baixa estatura (nanismo),
além das características funcionais na modalidade.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II, III.
5ª QUESTÃO
Em 1989, foi fundado o International Paralympic Committee (IPC), ou Comitê Paralímpico Internacional, órgão gestor e regulador global do movimento paralímpico e responsável por organizar e incentivar o esporte paralímpico em todo o mundo.
GREGUOL, M.; COSTA, R.F.D. Atividade Física Adaptada: Qualidade de Vida para Pessoas com Necessidades Especiais. Barueri-SP: Editora Manole, 2013.
Tendo como base a obra Atividade Física Adaptada: Qualidade de Vida para Pessoas com Necessidades Especiais, no que se refere a algumas missões do Comitê Paralímpico Internacional, analise as afirmativas a
seguir:
I – Ser a organização internacional que representa os esportes para atletas com deficiência.
II – Promover os esportes para atletas com deficiência sem discriminação por razões políticas, religiosas, econômicas, sexuais e raciais.
III – Coordenar a agenda de competições esportivas internacionais para atletas com deficiência incluindo os Jogos Paralímpicos de Inverno e de Verão.
IV – Promover a inclusão nos programas dos Jogos Paralímpicos de Inverno e de Verão de esportes e eventos para atletas com deficiências mais severas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II apenas.
II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e IV.