ATIVIDADE 1 - BIO - BIOMEDICINA ESTÉTICA E COSMETOLOGIA - 54_2024
Estrias são lesões que ocorrem na pele devido ao rompimento das fibras elásticas e colágenas. Com aspecto, coloração e progressão que vão da fase inicial à tardia ou crônica, sua prevalência é maior em mulheres e mais frequente nas nádegas, coxas, abdômen e costas. Podem surgir em situações como crescimento acelerado durante a puberdade, aumento excessivo dos músculos devido a exercícios físicos intensos, colocação de próteses mamárias, gravidez, obesidade, uso prolongado de corticosteroides (tópicos, orais ou injetáveis), entre outras circunstâncias. Uma forma de prevenção, sempre que possível, é o controle do ganho de peso corporal, uma vez que grandes distensões da pele são propensas à sua formação. O tratamento das estrias tende a ser um desafio, com resultados que geralmente apenas amenizam seu aspecto.
Disponível em: https://www.sbd.org.br/doencas/estrias/. Acesso em: 8 ago. 2024.
Descrição de imagem: A imagem mostra parte do corpo de uma mulher em pé com a mão direita sobre a coxa direita, exibindo o abdômen, o quadril e as coxas. A pele do abdômen e da coxa direita apresenta estrias, que são linhas finas e irregulares, comuns em áreas onde a pele sofreu algum tipo de estiramento. Essas estrias estão contrastando ligeiramente com o tom natural da pele, destacando-se por sua coloração mais clara.
Fonte: https://br.freepik.com/ Acesso em: 01 ago. 2024.
Sendo assim, diante do que foi exposto e com o conteúdo da disciplina, responda as questões a seguir:
1) DESCREVA em detalhes como a estria pode ser definida, levando em consideração o aspecto, a coloração, o sentido e a posição que se dispõem, quantidade e distribuição.
2) Explique brevemente os sinais apresentados na fase inicial e fase final da formação de uma estria.