ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE E ANÁLISE GERENCIAL - 52/2023
TIPOS DE TOMADA DE DECISÃO
Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis.
A atividade proposta corresponde a Atividade de Estudo 1, da disciplina de Contabilidade e Análise Gerencial! Nesta atividade falaremos um pouco sobre a Gestão do Processo Decisório (Tomada de Decisão).
Um dos pontos que interfere diretamente no processo de tomada de decisões são as condições do ambiente em que está inserido a organização. É importante, que antes de qualquer tomada de decisão empresarial, se conheça a ambiente organizacional. Imagine você, tomando uma decisão empresarial que envolva toda a organização, sem conhecer o ambiente empresarial, a cultura, a missão e visão da organização.
Nesse sentido, devemos conhecer que as decisões podem ser tomadas dentro de três situações ou condições diferentes: a Certeza, o Risco ou a Incerteza.
Dentro do Ambiente de Certeza, o tomador de decisões possui informações confiáveis e suficientes, que lhes dão condições de prever com mais segurança os resultados das diversas alternativas que ele tem disponível para resolver o problema. Já no Ambiente de Risco, o tomador de decisões possui informações que lhe dão condições apenas de calcular as probabilidades dos resultados das alternativas que ele tem disponível para resolução do problema. E, finalmente, no Ambiente de Incerteza, o tomador de decisões possui pouquíssima informação sobre as suas alternativas e sobre os resultados. Portanto, ele não consegue calcular as probabilidades dos resultados das alternativas que ele tem disponível para resolver o problema.
No cotidiano das organizações, inúmeras decisões são tomadas pelos administradores, diretores, proprietários, contadores, funcionários do setor produtivo, entre outros. Existem três tipos de tomada de decisões: as estruturadas, as semiestruturadas e as não estruturadas. Cada tipo de decisão exige uma análise gerencial distinta.
ATKINSON, Anthony A.; KAPLAN, Robert S.; MATSUMURA, Ella Mae et al. Contabilidade Gerencial - Informação para Tomada de Decisão e Execução da Estratégia, 4ª edição. Rio de Janeiro: Atlas, 2015
ATIVIDADE PROPOSTA:
De acordo com essa contextualização, faça uma pesquisa bibliográfica e descreva, em até 20 linhas, os 03 (três) tipos de tomada de decisões: estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas, apresentando suas características e um exemplo de cada um dos três tipos.
ATENÇÃO: para responder a Atividade, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.
ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA - 52/2023
Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis! Esta atividade corresponde à Atividade de Estudo 1. Vamos lá?!
O inventário periódico é chamado de inventário periódico porque, a partir de sua adoção, as empresas passam a elaborar o inventário físico das mercadorias existentes em estoque somente no final de um período que normalmente corresponde a um ano. Assim, o resultado da conta Mercadorias (resultado bruto do exercício) só será conhecido no final desse período.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Intermediaria. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
A empresa Panelar é um novo e pequeno negócio de revenda de panelas. Por ser uma empresa de pequeno porte, e de poucos recursos, ainda não possui nenhum equipamento ou software para controle de seus estoques. Portanto, seu gerente decidiu pela utilização do inventário periódico para esse controle. Ao final do primeiro ano de funcionamento, foram levantados os seguintes dados referentes às mercadorias, naquele período:
Estoque inicial: R$ 12.000,00
Custo da Mercadoria Vendida: 38.730,00
Impostos recuperáveis: R$ 6.840,00
Frete referente às compras: R$ 3.000,00
Seguro sobre frete referente às compras: R$ 950,00
Descontos sobre as compras: R$ 2.300,00
Devolução de compras: R$ 780,00
Estoque final: R$ 10.300,00
Considerando os dados acima, qual foi o valor bruto de compras realizadas naquele período, na empresa Panelar?
ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTROLADORIA - 52/2023
A CONTROLADORIA COMO CIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR
A controladoria é o órgão ou departamento oficial de monitoramento de uma empresa, responsável por trazer eficiência à gestão ao exercer controle rígido sobre a corporação. Surgida no começo do século XX, essa área foi implementada nas grandes companhias norte-americanas que precisavam aprimorar sua administração.
O que é controladoria?
A definição desse termo pelo Dicionário Michaelis On-line é “órgão ou departamento oficial de controle”. Essa abordagem é bastante oportuna, mas precisa ser complementada com um detalhe: sua prática está embasada em uma metodologia de controle. Na prática, isso significa que são adotados padrões de qualidade alinhados ao planejamento e orçamento empresarial. Por isso, é imprescindível a participação de todos os colaboradores, independentemente de sua hierarquia ou cargo que ocupam.
Importância da controladoria nas empresas
O monitoramento contínuo é fundamental para que a empresa alcance o sucesso. Afinal, em um mercado em constante desenvolvimento, novas demandas surgem, e é preciso estar atualizado para garantir a competitividade e o esclarecimento do público consumidor.
Nesse cenário, é essencial contar com um planejamento estratégico, que preveja demandas diversas de clientes, fornecedores e outros. É exatamente nesse ponto que a função do controller se faz necessária. Esse profissional faz o monitoramento exigido para que os objetivos desejados sejam alcançados. Isso acontece por meio da integração de áreas e agrupamento de informações, que permitem elaborar relatórios financeiros e gerenciais. O resultado é uma precisão maior na gestão, que permite optar pelo melhor caminho e encontrar as soluções mais adequadas.
Funções da controladoria/controller
O monitoramento inicia com a estruturação de operações financeiras e contábeis, além de outras executadas por áreas de suporte. Estão abrangidos nesse contexto: custos relativos à contabilidade; gestão de custos e despesas; formação do preço de venda; estratégias para captação de recursos; avaliação da produtividade e performance dos colaboradores; fluxo de caixa. Assim, fica evidente que o controller deve conhecer todo o sistema empresarial.
O que um controller realmente faz?
Esse é o profissional que cuida da área de controle. Ele pode ser interno ou terceirizado. Em qualquer dos casos, o objetivo é alavancar o setor financeiro, bem como os demais. Para exercer essa função, é fundamental que o controller conheça os processos organizacionais de maneira aprofundada. A partir dos dados coletados, ele conseguirá aprimorar a performance empresarial e traçar estratégias específicas, que ajudarão a melhorar os aspectos financeiros e econômicos. Nesse sentido, é essencial conhecer as áreas/setores do conhecimento, nas quais esse profissional deve ter domínio. Elas podem ser resumidas a seis setores/áreas: ??????
Em suma, o controller realiza a controladoria contábil e fiscal. Ele monitora todos os dados e, com esse embasamento, elabora o planejamento tributário e acompanha a área financeira, inclusive orçamentos, fluxo de caixa etc. Por isso, é imprescindível destacar que sua função é garantir a saúde financeira organizacional.
Fonte: adaptado de: https://vexia.com.br/entenda-tudo-sobre-controladoria-e-a-importancia-para-sua-empresa/. Acesso em: 6 fev. 2023.
De acordo com essa breve contextualização, faça uma pesquisa bibliográfica (na Unidade 1, p. 21-27 do nosso livro texto) e articule sobre as 6 (seis) áreas/setores do conhecimento, destacando a importância de cada uma delas para o profissional controller e que são apresentadas no texto completo do site: https://vexia.com.br/entenda-tudo-sobre-controladoria-e-a-importancia-para-sua-empresa/, que estão de acordo com o nosso material (livro) de estudo.
Obs.: sua resposta deverá conter entre 10 e 15 linhas.
ATENÇÃO: para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.
ATIVIDADE 1 - CCONT - EMPREENDEDORISMO - 52/2023
“Promover a educação para desenvolver as competências empreendedoras e a mentalidade dos cidadãos tornou-se uma missão importante na agenda política educacional (LAALO; HEINONEN, 2016). Segundo as autoras:
‘Desde 2006 que o sentido de iniciativa e empreendedorismo é reconhecido como uma das oito competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida definidas pela União Europeia. As competências-chave são consideradas necessárias para a realização e desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania ativa e emprego e, portanto, necessárias para todos os membros de uma sociedade baseada no conhecimento’ (LAALO; HEINONEN, 2016, p. 697)”.
Fonte: FONSECA, F.; NASSIF, M. E. Informação e Empreendedorismo: estudos de caso com acadêmicos brasileiros e canadenses. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 4, p. 167-195, 2022. p. 172.
Vale ressaltar que, nos últimos anos, é comum empreendedores franquearem seus negócios para a obtenção de lucro. Para chegar a esse patamar, é importante o negócio operar com sucesso no mercado para se pensar na possibilidade de torná-lo uma franquia. A partir das informações apresentadas no texto e considerando a temática “franquias”, descreva, em até 10 linhas, o perfil de um franqueado, apresentando suas principais características.