Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis.
Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de Estrutura das Demonstrações Contábeis!
Para isso, a atividade proposta corresponde a Atividade 1. O objetivo é que você se coloque na função de contador para analisar uma Demonstração do Fluxo de Caixa.
PROBLEMATIZAÇÃO: A Cia. Vale S.A. é ale S.A. é uma organização do setor de mineração, de grande porte (multinacional), cuja sede é no Brasil. A Vale S.A. negocia títulos mobiliários (ações) na bolsa de valores brasileira (B3), dessa forma, as demonstrações contábeis que ela envia à Comissão de Valores Mobiliários
têm acesso público. No ano de 2022, a Vale S.A. publicou suas demonstrações contábeis com término em 31/12/2021. Dentre as demonstrações contábeis, há a Demonstração dos Fluxos d e Caixa (DFC).
SIGNIFICÂNCIA: A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) faz parte do conjunto das Demonstrações Contábeis. A Estrutura da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) pode ser vista na NBC TG 03 –
Demonstração do Fluxo de Caixa (CFC, 2017).
EXPERIMENTAÇÃO: Para ter uma experimentação, e compreensão prévia das contas q ue são evidenciadas na Demonstração dos Fluxos de Caixa, leia os Apêndices da NBC TG 03, que foi disponibilizada como material dessa atividade. É uma oportunidade de você ter um contato inicial com o tema antes de resolver a atividade, além de ter a experiência de visualizar um exemplo de estrutura da DFC (CFC, 2017).
REFLEXÃO: A Demonstração dos Fluxos de Caixa evidencia informações úteis e relevantes aos usuários da informação como entradas saídas de caixas e equivalentes de caixa, resultantes das atividades operacionais, de investimento, de financiamento, contribuindo para o processo de tomada de decisões dos
usuários da Contabilidade (SANTOS et. al, 2022).
CONCEITUALIZAÇÃO: O Caixa compreende o numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis. Já Equivalentes de caixa são as aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor (CFC, 2016)
Comissão dos Valores Mobiliários (CVM). Sistemas CVM. Ano: 2023. Disponível em: <
https://sistemas.cvm.gov.br/>. Acesso em: 17 jan. 2023
Conselho Federal de Contabilidade (CFC). NBC TG 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa. Ano: 2016
ATIVIDADE PROPOSTA
Analise a Demonstração do Fluxo de Caixa, método indireto, da Vale S. A. (consolidada), referente ao período de exercício 01/01/2021 à 31/12/2021 (está disponível no ambiente da disciplina e no site da CVM).
Com base no exposto, Explique (em até 10 linhas), utilizando valores (R$), co mo o resultado de cada uma das 3 atividades (operacionais, investimento e financiamento) da Vale S.A., evidenciado na DFC consolidada da Vale S.A. (exercício 01/01/2021 à 31/12/2021) aumentou ou reduziu o Caixa.
ATENÇÃO: para responder a Atividade, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.