ATIVIDADE 1 - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51/2023
"Mercado Livre é uma plataforma de marketplace bastante acessível e muito utilizada no Brasil e em outros países da América Latina, presente em 19 países. Este formato do Mercado Livre é inspirado no eBay, dos Estados Unidos, porém foi adaptado à realidade e aos consumidores brasileiros.Uma das principais características do Mercado Livre é o fato de que ele opera em três modelos diferentes na mesma plataforma. Afinal, ele intermedia negócios em B2B, B2C e C2C.
Ou seja, no Mercado Livre, empresas negociam com empresas; empresas negociam com consumidores e consumidores também vendem para consumidores.
De lá pra cá, a empresa aprimorou todas as suas operações, do início ao fim da cadeia de suprimentos.
Além da abertura do Mercado Pago, a empresa também iniciou a operação da Mercado Envios, transportadora própria que entrega os produtos comprados na empresa em tempo recorte nas principais cidades do país.
A história do Mercado Livre mostra que este empreendimento possui um caráter totalmente escalável. Isto é, que pode crescer agressivamente sem aumentar seus custos operacionais na mesma proporção".
Fonte: disponível em: https://www.ideianoar.com.br/historia-mercado-livre/. Acesso em: 19 jan. 2023.
- O texto apresentado oferece algumas informações do estudo de caso do Mercado Livre que é uma grande organização na América Latina. Interpretando e analisando esse estudo de caso, elabore um texto dissertativo, seguindo a sequência a seguir:
- Primeiramente, cite e explique quais são os quatro pilares que caracterizam uma organização, levando em consideração o conteúdo da Unidade 1 do livro didático;
- Na sequência, identifique e apresente cada um destes pilares no estudo de caso do Mercado Livre, levando em consideração as informações contidas no texto.