ATIVIDADE 1 - ENF - A ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO - 53/2023
"A palavra 'cuidado' deriva do latim cura, que significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato e inquietação em relação ao outro. Essa palavra outrora era usada em referência a vínculos afetivos de amor e amizade. Cuidado é o que se contrapõe ao descuido ou descaso. Não se restringe a um ato ou um momento de atenção ou carinho, mas abrange uma atitude, uma ação de se ocupar, se preocupar, se responsabilizar e se envolver, afetivamente, com o outro (BOFF, 2014; ARANHA; SILVA, 2018), um movimento de se voltar para si mesmo, a fim de descobrir o seu modo-de-ser-cuidado (BOFF, 2014). Todos esses aspectos são importantes para que o acadêmico de enfermagem se aproprie da identidade da profissão, a qual buscará ter e desenvolver durante a formação".
Fonte: SILVA, V. A. A Enfermagem como Profissão. Maringá: UniCesumar, 2022. p. 15.
Diante dessa reflexão sobre o cuidado e a importância de conhecer os conceitos de cuidado, RESPONDA as questões:
A) A palavra “cuidado” significa “cura”. ELABORE um texto com o conceito de “cuidado” e aborde exemplos de como o cuidado pode ser realizado no cotidiano (até cinco linhas).
B) APRESENTE cinco ações realizadas por Florence Nightingale durante a Guerra da Criméia e que merecem destaque.
C) Com relação ao autocuidado, ao cuidar, além das necessidades físicas (alimentação, dor, higiene etc.), o enfermeiro atende a dimensão não física do cuidado. DISCORRA sobre a realização de cuidado na dimensão não física.
ATIVIDADE 1 - ENF - PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE - 53/2023
O desenvolvimento humano sofre determinações de quatro dimensões: biológica, cognitiva, social e emocional. A partir da combinação entre essas quatro dimensões ocorrem diferentes manifestações, originando características e especificidades de cada fase do desenvolvimento. Assim, cada etapa do desenvolvimento (pré-natal, infância, adolescência, juventude, adultez e terceira idade) se caracteriza por um conjunto de mudanças biológicas/corporais, de aprendizagens e conhecimentos adquiridos, de relações com o meio social/cultural e de experiências afetivas.
Fonte: BORDIN, J. C.; RODRIGUES, A. C.; FAUNE, T. A. Psicologia Aplicada à Saúde. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
A partir desta compreensão multifatorial, o desenvolvimento do ser humano não pode ser tomado apenas por uma dessas dimensões isoladamente (apenas o aspecto biológico, ou o afetivo/emocional, por exemplo), mas deve-se levar em consideração a interação entre aspectos biológicos, hormonais, genéticos, emocionais, psicológicos, sociais e culturais.
Com base no que foi estudado na disciplina, descreva as principais características do desenvolvimento humano em cada uma dessas dimensões: biológica, cognitiva, social e emocional.