ATIVIDADE 1 - ESOFT - MODELAGEM DE SOFTWARE - 51_2025
A linguagem UML é baseada nos princípios da orientação a objetos e trata da representação gráfica parcial de um sistema na sua fase de projeto, implementação ou de sistemas existentes. O paradigma de programação orienQada a objetos fundamenta-se na utilização de objetos, que colaboram entre si, para a construção do software. A orientação a objetos está sustentada nos seguintes pilares: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo.
Fonte: PERSEGUINE, V. R.; NASCIMENTO, E. S. Modelagem de Software. Maringá: UniCesumar, 2021.
De modo geral, a abstração representa uma entidade do mundo real, tendo como características a identidade, a propriedades e os métodos. Considere, dentro desse contexto, a abstração de um aluno em uma instituição de ensino, tendo como propriedades as seguintes características: RA (registro acadêmico), nome, data de nascimento, data de matrícula, status atual e data da ocorrência do status. Levantou-se no estudo que o status pode representar ativo, trancado, suspenso, expulso ou concluído.
Com base nessas informações, indique um mínimo de quatro métodos para completar a abstração desse aluno.