A comunicação integrada de marketing (CIM) é uma ação realizada para garantir que o mesmo tom de voz seja utilizado pela empresa em cada peça de comunicação com seu público-alvo. Em outras palavras, trata-se de uma padronização de linguagem que visa estabelecer o alinhamento em diferentes canais de interação. O conceito é claro, mas seu entendimento fica mais fácil com um exemplo.
Vamos pensar, então, em uma campanha de marketing digital. Normalmente, há diversos profissionais, internos e terceirizados, envolvidos nas etapas de produção de conteúdo. No entanto, a empresa é apenas uma, certo? Por isso, a comunicação integrada de marketing é responsável por abordar o usuário de maneira similar nos múltiplos canais de comunicação. Isso inclui o e-mail marketing, o blog, as redes sociais, os conteúdos audiovisuais e até mesmo os anúncios. Esse conceito é naturalmente associado à persona do negócio, que corresponde ao seu perfil de cliente ideal.
Uma agência de marketing, por exemplo, pode possuir mais de uma persona. Isso significa que os conteúdos do blog, e-mail e FAQ podem ser personalizados para um CEO, um analista ou um estagiário, por exemplo. Entretanto, isso se torna um problema quando falamos em canais públicos para os quais não podemos segmentar, como o site e o blog. É por isso que uma comunicação unificada é tão importante. Todos os stakeholders devem ser capazes de identificar a empresa por meio de sua comunicação. Falo de clientes, prospects, fornecedores, colaboradores, concorrentes, parceiros etc. Isto é, todo e qualquer elemento que faz parte do público. O estabelecimento de um tom de voz amigável a múltiplos alvos é uma tarefa muito mais complexa do que parece. No entanto, para a criação de uma identidade, ele se faz necessário. Assim, a comunicação integrada de marketing se apresenta como a solução para o problema.
Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/comunic.... Acesso em: 5 jan. 2023.
Em posse da leitura do fragmento de texto, e considerando os estudos da disciplina, cite quatro ferramentas, dentre as que compõem a comunicação integrada de marketing. Em seguida, articule sobre cada uma das quatro ferramentas citadas por você.
Orientações importantes:
-Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor.
-Elabore uma resposta de 7 (sete) a 15 (quinze) linhas, mas lembre-se: mais importante que o número de linhas é a qualidade da sua resposta, a qual deve atender exatamente e por completo ao que está sendo solicitado no comando.