ATIVIDADE 1 – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II – 52_2024
Leia a seguir o significado da palavra “concepção”:
Concepção: [...] produção intelectual; teoria; [...] compreensão; percepção; ponto de vista, opinião.
Fonte: HOUAISS, A. Minidicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p. 176. |
No que diz respeito à educação, usa-se muito esse termo para se referir à forma como se entende algo relativo a ela. Por exemplo, dedicamo-nos à leitura, sobretudo, como disciplina escolar e, entre os tópicos, estão as concepções, ou seja, maneiras de se entender essa atividade linguística, construídas ao longo da história como reflexo do contexto sócio histórico.
Fonte: https://pixabay.com/pt/vectors/menino-estude-livro-crian%C3%A7a-figura-3326960. Acesso em: 29 fev. 2024.
Ciente de que a leitura, especialmente no Brasil, é um grande problema e dificuldade comum entre os jovens em idade escolar e, inclusive, entre os adultos, com base nos estudos desta disciplina acerca desse tema, responda, por meio de texto discursivo de até 15 linhas, ao seguinte questionamento:
Como a adoção da concepção de leitura como prática social, por parte dos docentes, pode colaborar para que essa atual realidade seja revertida ou, ao menos, minimizada?