Você conhece Aluísio Azevedo? Caso nunca tenha ouvido falar nele, veja um pouco de sua biografia no site da ABL, cujo link é: https://www.academia.org.br/academico.... De modo resumido, ele foi um dos grandes escritores da segunda metade do século XIX no Brasil, contando de forma peculiar diversas histórias que o consagraram com grande escritor, dentre elas: O mulato, Casa de pensão, O cortiço, Livro de uma sogra etc.
Para esta atividade você precisará ler o conto: “O Madeireiro”, do citado autor, disponível em: https://www.biblio.com.br/defaultz.as....
Após ler o texto, discorra sobre o ponto de ruptura da narrativa que inverte a tensão e o horizonte de expectativa do leitor e o conduz para um final inusitado. É preciso seguir o modelo teórico de Todorov, que entende que o texto narrativo pode ser dividido em quatro módulos: (a) exposição – apresentação breve dos personagens, tempo e espaço; (b) complicação – conflito entre os personagens, o que gera tensão; (c) clímax – o momento de maior tensão, parte mais impactante; (e) desfecho – consequências, solução ou conclusão do conflito.
Fonte: TODOROV, T. As estruturas narrativas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
A atividade será desenvolvida em duas etapas, e em cada uma delas você terá que produzir um texto, por isso atente-se às especificações no momento em que estiver realizando-as. Ambas deverão ser inseridas no mesmo anexo.
1ª ETAPA:
Usando esse modelo apresentado, descreva como a narrativa de Aluísio Azevedo se encaixa no modelo estruturalista de Todorov. O texto deve ter de 12 a 18 linhas, e você deverá fazer uso da linguagem formal.
2ª ETAPA:
Explique as principais características do Estruturalismo com uma fundamentação teórica. O texto deve ter de 8 a 12 linhas, citação de um teórico e o uso da linguagem formal.