ATIVIDADE 1 - MKT - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 51/2023
O consumidor, ao realizar o processo de compra, analisa as necessidades e desejos de consumo e, com base nessas informações, realiza a busca do produto e/ou serviço que adquirirá. Além disso, “é necessário que os gestores identifiquem quais as circunstâncias que ocasionam estas diversas necessidades do consumidor, sendo, assim, possível desenvolver estratégias que chamem a sua atenção”.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do Consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 134.
Assim, é possível afirmar que o consumidor possui diversas necessidades de consumo, sendo elas reais ou ideais e que, com base na satisfação delas, as empresas criarão suas ações e estratégias de comunicação e vendas no mercado. Com base nessas informações, vamos à nossa atividade:
- a) Sabendo que o reconhecimento da necessidade do consumidor se dá pelo seu (1) estado real e (2) estado ideal, elabore um texto, de 5 a 10 linhas, explicando cada um desses estados.
- b) Coloquemos em prática o que você estudou! Explique como ocorrem, na prática, as escolhas do consumidor, com base em seu estado real e estado ideal. Para isso, você deve pesquisar produtos e/ou serviços reais e explicar como sua escolha acontece, pensando nos estados citados anteriormente e relacionando a teoria com a prática — apresentar o produto ou serviço escolhido e explicar por que se encaixa em cada estado apresentado. Você deve escolher, pelo menos, três segmentos diferentes e apresentar seus produtos ou serviços. Por exemplo, no material da disciplina, a explicação cita a bicicleta e o
automóvel, esse seria um segmento, o de transporte — o exemplo do material não pode ser usado na atividade como resposta