ATIVIDADE 1 - PED - PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - 51/2023
A literatura infantil é um dos recursos importantes, que pode ser utilizado pelo pedagogo, para trabalhar aspectos das relações humanas e principalmente desenvolver a subjetividade das crianças. Nesta perspectiva, Souza e Bortolanza (2012, p. 69) enfatizam que: ATIVIDADE 1 - PED - PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - 51/2023
“não se deve perder de vista a função humanizadora da literatura infantil, por meio da qual a criança se apropria da realidade concreta e da fantasia. O patrimônio literário que herdam as crianças das gerações que a precederam deve ser a garantia de seu processo de humanização na infância”. À vista disso, verifica-se a importância da literatura infantil na formação intelectual e de personalidade da criança.
SOUZA, R. J de.; BORTOLANZA, A. M. E. Leitura e literatura para crianças de 5 meses a 5 anos: livros, poesias e outras ideias. In: Leitura e Cidadania. Campinas: Mercado de Letras, 2012. PED - PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - 51/2023
Considerando o texto supracitado, você deverá iniciar esta atividade fazendo a leitura de três clássicos da literatura infantil:
O Patinho feio: Disponível em https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/conta-pra-
mim/livros/versao_digital/o_patinho_feio_versao_digital.pdf.
A Bela e a Fera: Disponível em https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41022.pdf.
A Branca de Neve: Disponível em https://projetoabelha.com.br/wp-content/uploads/2020/08/CONTOS-
TRADICIONAIS-PA-BRANCA-DE-NEVE.pdf. PED - PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Após as leituras, a sua atividade consistirá na elaboração de um texto dissertativo (de 20 a 30 linhas) respondendo as questões a seguir:
1) Qual(is) dos livros citados pode(m) trabalhar o tema da empatia. Justifique a sua resposta.
2) Qual(is) dos livros citados pode(m) trabalhar o tema dos estereótipos sociais. Justifique sua resposta.
3) Qual(is) dos livros citados pode(m) trabalhar o tema do bullying. Justifique sua resposta.
4) Destaque a importância do pedagogo na mediação de conflitos emocionais envolvendo uma ou mais crianças na escola.
ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 51/2023
MAPA - PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 51/2023
ATIVIDADE 1 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 51/2023
MAPA - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 51/2023