ATIVIDADE 1 - SECR - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - 51/2023
Para iniciar, leia os três textos que seguem. Trata-se de um texto informativo, uma parte de história em quadrinhos e uma notícia, ou seja, três tipos de textos com diferentes objetivos, públicos e meios de veiculação.
Texto 1
"Numa época em que a discriminação em termos de raça, cor, religião ou sexo não é publicamente aceitável, o último baluarte da discriminação social explícita continuará a ser o uso que uma pessoa faz da língua". Essa frase pertence a James Milroy (1998, p. 64-65), linguista britânico, e está no livro Children Can't Speak or Write Properly Any More.
Fonte: MILROY, J. Children Can't Speak or Write Properly Any More. In: BAUER, L; TRUDGILL, P (org.). Language Myths. Harmondsworth: [s.n.], 1998.
Texto 2
Fonte: SOUZA, M. de. Chico Bento. [S.l.]: Globo, jun. 2002. (n. 40). p. 4.
Texto 3
"Médico debocha da linguagem de paciente que fala errado
O mecânico José Mauro de Oliveira Lima, 42, que estudou até o segundo ano do ensino fundamental e não sabe como falar corretamente algumas palavras, foi vítima de um deboche de um médico que o atendeu na última quarta-feira (27), em um hospital em Serra Negra, no interior de São Paulo.
De acordo com o portal G1, o médico plantonista Guilherme Capel Pasqua teve uma foto sua publicada nas redes sociais segurando um receituário com o seguinte dizer criticando o mecânico: 'Não existe peleumonia e nem raôxis'.
O enteado do mecânico contou ao G1 que quando Lima falou pneumonia e raios X de forma errada, o médico deu risada. 'A reação do médico não foi muito profissional', observou Claudemir Thomaz Maciel da Silva, 25.
O assunto 'viralizou' na internet e causou indignação em diversas pessoas. Conforme a reportagem do G1, o médico disse que não teve intenção de ofender e pediu desculpas aos que falam 'peleumonia' ou 'raôxis'.
O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) informou que vai instaurar uma sindicância para avaliar a conduta do médico. Em solidariedade ao mecânico, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) aproveitou a repercussão do tema para lançar a campanha na internet #PorUmMundoComMaisRespeito. 'Peleumonia? Que tal tratarmos isso com mais educação?', questiona uma mensagem do MPMG".
Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/medi.... Acesso em: 15 fev. 2023.
Material complementar:
Vídeo com a fala do autor do livro Preconceito Linguístico, Marcos Bagno: • Entre um Café, um... .
Após a leitura dos três textos anteriores e todo o conteúdo estudado ao longo da disciplina, escreva um texto argumentativo, com cerca de 20 linhas, que aborde os tipos de variações linguísticas contidas nos Textos 2 e 3 e relacione-as ao preconceito linguístico abordado pelo linguista do Texto 1.