Além da tradicional sala de ginástica, algumas modalidades são realizadas em outros ambientes, como aquelas praticadas na piscina, essas atividades físicas em ambiente aquático fazem parte da história humana, onde o homem primitivo nadava pela sua sobrevivência, como pela necessidade de recolher alimento e caça ou, ainda, de fugir de algum perigo em terra.
MATSUO, Adriano Ruy, IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: Unicesumar, 2020 ( adaptado).
Dentre as modalidades de Ginástica de Academia estão as atividades aquáticas, diante do estudado na disciplina, avalie:
I. Os exercícios realizados na água permitem que sejam atingidos os mais diversos objetivos, sendo assim, constituem uma opção de treinamento físico.
II. A hidrobike é uma atividade feita em uma bicicleta adaptada e totalmente submersa na água. A intensidade do exercício é oferecida pela própria resistência da água em conjunto com a velocidade imprimida no pedal.
III. A hidroginástica começou a ser sistematizada no início do século XIX, na Inglaterra, e foi levada para os Estados Unidos, na década de 60. Atualmente, ela está presente em poucos países e é uma modalidade muito pouco praticada no Brasil.
IV. Na hidroginástica, a coreografia é elaborada conforme idade e sexo do grupo, assim, ao ministrar a aula, os movimentos realizados pelo professor (dentro da piscina) deve simular o ambiente aquático. As músicas utilizadas abrangem todos os gêneros, especialmente, aqueles que consigam guiar a duração dos movimentos.
V. Os exercícios que compõem a aula envolvem movimentos combinados dos membros inferiores e superiores, deslocamentos e saltitos. Eles podem ser divididos em dois grupos: movimentos com apoio dos pés (chute frontal com as duas pernas e polichinelo) e em suspensão ( pedalada palmeteio, abdução e adução dos braços com o espaguete).
É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV.
Alternativa 2:
I, II e III.
Alternativa 3:
I, II e V.
Alternativa 4:
III, IV e V.
Alternativa 5:
II, III, IV e V.